10 Motivos para criar um site com o WordPress

10 motivos para usar o wordpress

Criar um site com WordPress é um processo que exige uma análise minuciosa para o levantamento de requisitos. Nessa etapa, precisamos pensar em vários aspectos, tais como qual hospedagem contratar, domínio, preços de cada item, quem vai desenvolver, entre muitas outras questões. Por isso, escolher a melhor opção para atender a você pode ser algo que exige um pouco de tempo e pesquisas.

Diante disso, nesse artigo discutiremos sobre o WordPress, uma plataforma de código aberto que tem ganhado alta relevância na criação de sites e blogs. Contando com uma interface simples, o WordPress permite a criação de sites em poucos minutos, e o melhor, de forma totalmente gratuita. Caso tenha se interessado por este assunto, aqui nós apresentaremos os 11 motivos para você criar o seu próprio site com a plataforma WordPress. Gostou disso? Então não deixe de conferir nada!

1. Instalação fácil e rápida

O WordPress é realmente incrível, com tantos recursos, é possível dar mais ainda vida ao seu site ou blog. A plataforma WordPress é muito conhecida mundialmente, estima-se que em torno de 33% de toda a internet. Nesse aspecto, é muito fácil e rápido instalar o WordPress, ainda mais que muitos serviços de hospedagem possuem integração direta com o WordPress, sem a necessidade de configurar ou instalar nada. Esse é sem dúvidas o principal motivo para usar o WordPress em seu projeto.

Além do WordPress, também existe o WordPress.com, um serviço de hospedagem de sites e blogs. Nele, qualquer um pode criar sites facilmente utilizando o WordPress, basta só escolher um dos planos e registrar um domínio, isso diretamente da plataforma mesmo. Apesar da praticidade, o serviço do WordPress.com é muito limitado, por esse motivo o ideal é contratar uma melhor hospedagem de site e fazer a instalação do mesmo.

2. Publique sem complicações

Outro bom motivo é que o WordPress possui uma interface muito amigável, permitindo que até usuários menos experientes consigam manipular e gerenciar a plataforma. Nesse aspecto, um dos principais pontos positivos está na interface de publicação, que permite a postagem rápida e fácil de qualquer conteúdo, seja para seu blog ou site. Com isso, em apenas poucos passos você pode publicar o seu primeiro conteúdo online, sem qualquer complicação.

Para aqueles que nunca haviam administrado um blog antes, o WordPress é uma opção incrível, permitindo que você tenha todo o poder em suas mãos, apenas utilizando o painel de controle, sem a necessidade de memorizar códigos em HTML.

Apenas utilizando o painel de publicações, você pode editar suas postagens, adicionar títulos e subtítulos, anexar imagens ou outros arquivos de mídia, tudo isso em um editor do próprio WordPress, nada muito diferente das funções disponíveis em editores de texto atuais, como o Word por exemplo. Isso é muito simples, você também pode alterar ou publicar seus conteúdos diretamente de um dispositivo móvel.

3. Publique conteúdos automaticamente

Esse é um outro recurso oferecido aos editores de conteúdo, principalmente para sites ou blogs dentro do WordPress. Nesse ponto, da mesma forma que as páginas criadas diretamente no Facebook, o WordPress também permite a publicação automática por agendamento, onde você pode determinar uma data específica para publicar algum conteúdo na sua página virtual.

Esse é um recurso muito útil para aquelas pessoas que costumam ficar mais ausentes com frequência. Com isso, em um dia de viagem por exemplo, você pode simplesmente agendar uma publicação antecipadamente, tudo isso de maneira bem prática. Esse é um recurso que realmente não poderia faltar!

4. Uma infinidade de plugins

As vezes nos deparamos com situações muito inesperadas. Ao criar um site com o WordPress, talvez você pense em tentar algo novo, programar uma nova função para uma página específica ou adicionar algum recurso especial que facilite o trabalho de SEO por exemplo. O WordPress permite expandir seus limites por meio da instalação de plugins e ainda oferece milhares deles gratuitamente, o que é um grande atrativo para a utilização do mesmo.

Um plugin é como um módulo de extensão, muito utilizado para adicionar funções extras a uma determinada aplicação ou plataforma. No WordPress, o uso de plugins permite uma melhor experiência com a plataforma. Nesse aspecto, o WordPress é muito flexível, possibilitando que o usuário decida o que deve ou não instalar, tudo isso em apenas um clique.

No painel de controle do WordPress, você possui total liberdade para ativar ou desativar recursos sem utilidade. Isso é realmente incrível, uma plataforma totalmente modificável pelo usuário, sem restrições.

5. Múltiplas contas de usuário

Talvez você possua uma empresa com uma equipe enorme de produtores de conteúdo. Nesse contexto, várias pessoas podem trabalhar para um bem comum. Com o WordPress é possível criar múltiplas contas de usuário e definir diferentes níveis de acesso a elas. Da mesma forma que em uma empresa, o administrador possui controle total do seu ambiente WordPress, decidindo quem pode publicar algo e em qual circunstância isso pode ser feito, sempre levando em conta o nível hierárquico estabelecido por você nas configurações do próprio WordPress.

A função de múltiplas contas de usuários, com diferentes níveis, é essencial para distribuir o trabalho, principalmente em blogs, onde as publicações são realizadas periodicamente, várias vezes ao dia ou na semana. Além disso, da mesma forma que em um site sobre jornalismo, vários usuários podem atuar como redatores, evitando que uma única pessoa seja sobrecarregada. Essa é uma das ferramentas mais poderosas para os usuários que utilizam o WordPress como um blog pessoal ou empresarial.

Além das vantagens mostradas anteriormente, definir níveis de hierarquia é uma excelente estratégia para manter a segurança interna do seu site, evitando que usuários mal-intencionados tenham controle sobre outras publicações mais restritas. Além de tudo, você pode excluir ou adicionar novos usuários a qualquer momento, sem limites, isso é muito simples, não precisa de nada mais para isso, basta apenas acessar o painel de configurações de conta e pronto.

6. Visual elegante em apenas um clique

Como aquela famosa frase popular – “a primeira impressão é a que fica” – aqui não é diferente. Em um site, o visual conta bastante para atrair novos usuários. Sendo assim, é essencial manter uma interface moderna, chamativa, com menus bem organizados, tudo isso pode melhor ainda mais a interação entre os visitantes e o conteúdo da sua página.

Nesse contexto, é preciso trabalhar bastante na questão visual, sempre criando um ambiente bem agradável para o seu público alvo, evitando que as pessoas tenham opiniões negativas sobre o seu projeto na internet.

Trabalhar no processo de desenvolvimento pode ser algo realmente complicado. Sim, nesse caso, talvez você precise contratar um web designer ou um programador especializado nesses assuntos para realizar essa tarefa, o que pode custar um pouco além do seu orçamento previsto. Nesse quesito, a plataforma WordPress se destaca bastante, pois ela conta com um acervo enorme de temas que podem ser facilmente instalados em seu site, totalmente personalizáveis, e o melhor, uma parte deles são gratuitos.

Atualmente, no acervo de temas do WordPress existem cerca de 100 temas gratuitos e mais de 300 temas Premium, pagando um valor menor do que você pagaria para uma empresa terceirizada ou um desenvolvedor independente. Além disso, caso tenha habilidades de web designer, você também pode desenvolver seus próprios temas e instala-los em seu próprio WordPress.

7. Sites compatíveis com qualquer dispositivo

Um site criado na plataforma WordPress é totalmente compatível com inúmeros dispositivos de acesso, seja um computador ou dispositivo portátil. Isso por si só já é um excelente motivo para usar o WordPress em seu projeto. Nesse contexto, um dos maiores desafios, principalmente para os programadores, é criar um site que possa ser responsivo, ou seja, um site que é exibido da mesma maneira mesmo em diferentes dispositivos de acesso, como smartphones, computadores pessoais, tablets, consoles de videogame, entre muitos outros.

No conceito do WordPress, é possível tornar um site responsivo sem qualquer edição avançada em códigos ou alteração, ele faz isso automaticamente, basta você selecionar temas que tenha esse recurso. Com isso, quando um visitante acessa o seu site, independentemente do dispositivo, ele é exibido corretamente para todos os visitantes. Isso é muito importante para garantir uma ótima experiência ao usuário, até em dispositivos com resoluções de tela mais baixas.

8. Totalmente open source, sem restrições

Um software open source (também conhecido como aplicação de código aberto) é uma atribuição para aplicações que possuem o código-fonte totalmente livre para modificações, funcionando como um licenciamento livre, sem restrições. Nesse ponto, as empresas também se beneficiam muito disso, aumentando o alcance de seus produtos e também dando liberdade ao usuário para contribuir, seja adicionando novas funcionalidades ou corrigindo bugs e falhas de segurança.

No conceito de open source, um produto pode ser examinado, sem consequências legais por isso e, assim, vários usuários podem contribuir para mudanças significativas em um software. Além disso, todo software open source deve ser gratuito, permitindo ao programador redistribuir futuras mudanças a todos os interessados.

Felizmente, open source é uma das principais características da plataforma WordPress, permitindo manter o serviço gratuito a todos, além de possibilitar uma evolução ainda mais rápida da aplicação. Com isso, como o WordPress se trata de uma plataforma com desenvolvedores independentes, atuando sempre para modificar e corrigir bugs, garantindo assim a melhor experiência ao usuário final.

9. Segurança de alto nível

A segurança da informação é um dos pilares essenciais para manter o seu ambiente virtual seguro, como dados sensíveis e informações bancárias. Sendo assim, o WordPress também entrega ao usuário um ambiente protegido contra as ameaças mais recentes na internet. Para isso, o WordPress está sempre modificando seu código interno, garantindo que falhas ou vulnerabilidades sejam solucionadas através de atualizações periódicas de software.

Além disso, o WordPress também oferece plugins que permitem adicionar novas camadas de proteção e dão mais segurança a aplicação. Existem diversos plugins desenvolvidos especialmente para adicionar proteções adicionais em seu site WordPress.

10. Seu site sempre no topo (SEO)

O termo SEO (ou Search Engine Optimization) refere-se a um conjunto de estratégias para otimização de sites em buscadores, com o objetivo de melhorar o posicionamento do seu site com relação a outras páginas. Nesse aspecto, os sites criados pela plataforma WordPress possuem muitas ferramentas para SEO, alavancando a sua página e deixando ela o mais acessível possível dos usuários.

No conceito de SEO, a plataforma WordPress implementa estratégias baseadas nisso, permitindo aumentar a visibilidade das suas publicações. Além disso, também é possível instalar plugins dedicados a essa tarefa, como o Yoast SEO por exemplo. Com toda certeza, o SEO é um dos pontos chaves para alcançar mais pessoas, sendo um método essencial e que não pode faltar de maneira nenhuma.

Conclusão

O WordPress é uma plataforma que está se tornando ainda mais popular entre os profissionais. Muitos já utilizam o WordPress para criar um site da empresa, blogs, perfil pessoal, lojas virtuais, portfólio, entre muitos outros.

É claro, existem muitas outras opções no mercado, mas o WordPress se mostrou uma ferramenta bastante poderosa, rápida, simples e totalmente personalizável, permitindo que qualquer pessoa o utilize, sem complicações. Além disso, o maior diferencial está na praticidade de instalação, em apenas alguns minutos, sem nenhum conhecimento avançado, já é possível ter o seu site em mãos, ou melhor, online. Talvez, os usuários queiram algo mais avançado, e posso dizer que o WordPress possui recursos realmente avançados.

Caso queira um serviço de hospedagem, você pode consultar nosso ranking das melhores hospedagens de site. Em muitos dos casos, é necessário verificar e comparar preços, pois talvez seja mais vantajoso você adquirir um outro serviço de hospedagem com o WordPress incluso. Assim, esperamos que essa leitura tenha o ajudado com isso.

*Condições no site