6 benefícios de usar uma hospedagem SSD

hospedagem de site ssd

Durante muito tempo, o HD foi a melhor ferramenta para armazenar dados de forma não-volátil em computadores e servidores de hospedagem. Entretanto, a evolução tecnológica concebeu a criação do SSD, um dispositivo de armazenamento que promete ser mais veloz e resiliente que o antigo Disco Rígido (HDD).

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova no mercado, o SSD tem um custo maior para o consumidor. E por esse motivo acaba sendo pouco adotada, mas ainda assim é possível encontrar por serviços que oferecem esta tecnologia.

No artigo de hoje vamos mostrar aqui 6 benefícios que uso do SSD pode trazer para a sua hospedagem, o que tornará mais fácil a sua decisão de contratar ou não um melhor serviço de hospedagem.

O que é SSD

A sigla SSD significa Solid State Disk, ou Unidade de Estado Sólido, em português. É um dispositivo de armazenamento que é uma espécie de evolução do HD. Diferentemente do Disco Rígido, o SSD não utiliza processos mecânicos para realizar a escrita e leitura dos dados.

Isso é possível porque o SSD utiliza memória do tipo Flash, simular ao pendrive, por exemplo. Assim como o pendrive, o SSD não perde os dados quando desligado e não possui partes mecânicas. A diferença é que o SSD é muito mais complexo que o pendrive, possuindo memória cache e suporte a requisições simultâneas, requisitos essenciais para funcionar em computadores e servidores web.

Outra diferença do SSD para o HD é que o disco sólido utiliza circuitos integrados para guardar as informações, e não um disco físico, como o HD. Ou seja, o SSD não tem partes móveis como o HD, e utiliza apenas recursos eletrônicos para realizar o seu trabalho.

Essas características podem proporcionar uma melhor hospedagem do seu site, otimizando significantemente a sua aplicação. Vamos conhecer os principais benefícios.

1 – Velocidade

As hospedagens SSD oferecem uma velocidade muito maior de transferência de arquivos e de carregamento do site.

Servidores que utilizam HD para armazenamento de dados dependem da atuação mecânica dos componentes físicos do equipamento, o que diminui consideravelmente a velocidade. Enquanto isso, o SSD trabalha com pulsos eletrônicos instantâneos, o que deixa tudo bem mais rápido.

Isso afeta o tempo de carregamento da página, a velocidade para subir os arquivos por FTP para sua hospedagem e também a rapidez com que o sistema grava e lê arquivos nos bancos de dados.

De maneira geral, o SSD é 15 vezes mais veloz para escrever e consultar dados do que o HD, o que resulta em um carregamento do site até 20 vezes mais rápido.

2 – Disponibilidade

Hospedagens que utilizam SSD otimizam a disponibilidade e a estabilidade dos sites. Enquanto falhas físicas no HD podem deixar o serviço fora do ar, hospedagens com SSD não enfrentam esse problema (muito raramente isso ocorre).

O SSD suporta um número muito maior de requisições do que o HD, e a sua velocidade de consulta aos dados faz com que ele responda às chamadas de maneira mais veloz, ficando logo disponível para a próxima requisição.

Isso é muito importante especialmente para aplicações tráfego intenso. Imagine que você possui uma loja virtual que está com uma promoção. Essa oferta gera ao seu site um número de acessos muito grande, o que faz com que o serviço fique fora do ar. Essa situação faria muito mal para a credibilidade do seu negócio, não é mesmo?

Ter um site disponível a maior parte do tempo é crucial para passar confiança aos usuários, e o uso do SSD na hospedagem pode otimizar consideravelmente o Uptime da aplicação. Visitantes de um site hospedado em SSD tem maior probabilidade de ter uma navegação mais estável.

3 – Durabilidade

Por não possuir partes mecânicas que desgastam com o tempo, o SSD dura muito mais tempo que o HD. O uso frequente do motor e da cabeça de leitura do Disco Rígido faz com que este atinja seu tempo de vida útil em alguns anos, principalmente em hospedagens em que os dados estão sendo acessados 24 horas por dia.

Em contrapartida, os circuitos digitais do SSD fazem com ele possa durar décadas. Isso afeta na qualidade da hospedagem: enquanto alguns provedores necessitam interromper o serviço temporariamente para substituir um disco danificado, a durabilidade do SSD proporciona uma melhor hospedagem para o site.

4 – Melhor SEO

O Google passou a utilizar o tempo de carregamento da página como critério de ranqueamento no mecanismo de busca. A partir daí, a utilização do SSD começou a ser determinante para um melhor SEO da hospedagem.

Além disso, o comportamento do usuário no seu site irá influenciar a colocação da sua página nos resultados de busca. As pessoas costumam passar mais tempo em sites com um tempo de resposta e carregamento mais rápidos. Entretanto, se sua página demorar a carregar, o usuário pode sair sem nem ver a página inicial. Essa situação causa um impacto negativo no seu SEO.

A briga por um melhor posicionamento no Google é acirrada, e a menor diferença pode causar sérias perdas de cliques em seu link. Se sua aplicação depende muito do SEO, vale a pena considerar a contratação de uma hospedagem SSD.

5 – Eficiência

O consumo de energia do SSD é muito menor que o do HD. O disco rígido precisa rodar um pequeno motor para fazer as operações, diferentemente do SSD, que necessita apenas de um pouco de corrente elétrica para funcionar.

Utilizar a unidade sólida garante uma redução de cerca de 80% no uso de energia em dispositivos de armazenamento. Pode parecer pouco para um consumo muito pequeno, mas considerando um grande Data Center, essa diferença pode ser significativa.

6 – Custo-Benefício

É verdade que o SSD ainda é bem mais caro que o HD, mas os benefícios da utilização do disco sólido podem superar a diferença de preço.

O que mais influência no preço do SSD é a tecnologia empregada na sua produção. Como é necessário fazer com que os circuitos eletrônicos armazenem os dados mesmo em caso de falta de energia, é necessária uma técnica sofisticada para construir o dispositivo.

Entretanto, vale lembrar que isso é muito comum em tecnologias novas. Geralmente tudo chega ao mercado custando um pouco caro no início.

Na realidade, a agilidade do SSD compensa seu alto custo. Enquanto um HD precisará ser trocado dentro de alguns anos, o SSD possui uma durabilidade muito maior. Os custos de manutenção e substituição dos discos rígidos também devem ser levados em conta ao calcular a diferença de valores.

Você também pode perder dinheiro se o seu negócio ficar fora do ar devido a uma troca de HD no servidor de hospedagem. Neste caso, o valor a mais na contratação de uma hospedagem com SSD pode ser irrisório se comparado aos valores perdidos pela sua empresa.

Além disso, com a popularização do componente, a diferença de preço do HD para o SSD está caindo a cada dia.

As melhores hospedagens de sites são as que oferecem um custo-benefício adequado para cada situação. De nada adianta economizar contratando um servidor com HD se os resultados do seu negócio dependem de o site ficar no ar a maior parte do tempo possível, algo que pode ser otimizado com o uso do SSD.

Existem Desvantagens no uso do SSD?

Em comparação com o HD, no que diz respeito à tecnologia o SSD não possui nenhuma desvantagem em relação ao seu “irmão mais velho”. Todavia, as unidades SSD geralmente possuem menos espaço de armazenamento do que o HD antigo. Essa diferença se dá pela recente chegada do SSD ao mercado, e tende a diminuir com o tempo.

Uma solução pode ser a utilização de uma hospedagem híbrida, que mistura a utilização de HD’s com SSD’s. Funciona assim: os arquivos mais acessados da aplicação ficam no SSD, deixando os demais no disco rígido.

Entretanto, a falta de espaço do SSD pode muitas vezes ser sanada com a exclusão de arquivos obsoletos que não são mais utilizados. Uma boa limpeza na hospedagem muitas vezes resolve o problema, além de otimizar o desempenho do site.

Qual o preço de uma Hospedagem SSD?

Apesar do SSD ser mais caro que o HD, surpreendentemente as hospedagens que oferecem o serviço têm um preço bem em conta. Isso porque o preço final do produto é calculado levando em conta diversos fatores – serviços de suporte, espaço, programas oferecidos – e o tipo de unidade de armazenamento é somente um deles.

É possível encontrar opções de hospedagem compartilhada SSD por menos de R$ 30,00 mensais. Essa queda no preço tem acontecido pela popularização da tecnologia e aumento da procura dos clientes por este tipo de serviço.

As melhores hospedagens do mercado têm migrado para data centers 100% SSD, visando atualizar seu hardware. É o caso da  Umbler, por exemplo. A Uol Host também oferece planos com 10GB de SSD por um valor bem acessível. Esses são apenas alguns exemplos, e a tendência é que os provedores passem cada vez mais a utilizar o armazenamento sólido.

Quando é indispensável ter SSD na Hospedagem?

A questão não é para quem a hospedagem SSD é indicada, mas sim para quem ela é indispensável. Por que, na verdade, a opção SSD é indicada para todos que irão hospedar um site. É uma tecnologia mais avançada, veloz e econômica, e só traz benefícios para a aplicação.

Entretanto, se você possui um pequeno site estático que não tem muito tráfego nem banco de dados, não há necessidade de correr para uma hospedagem SSD. Se as características atuais do seu provedor cobrem suas necessidades com o HD, tudo bem.

Porém, existem casos em que a hospedagem SSD é indispensável, podendo impactar diretamente nos resultados do cliente. Quem tem uma loja online, por exemplo, com certeza irá ter benefícios ao usar o SSD. E-commerces possuem um grande tráfego e realizam diversas gravações no banco de dados – como pedidos, informações de clientes e dados dos produtos. Utilizar o SSD neste caso é indispensável para manter a disponibilidade da loja para o cliente.

Todos os sites que possuem um grande número de acessos e requisições devem utilizar o SSD. Essa medida é essencial para garantir que a aplicação não fique fora do ar para o usuário que deseja acessá-la. Grandes blogs, sites dinâmicos e aplicações com grandes bancos de dados (como Intranets ou Sistemas Web) com certeza devem procurar uma hospedagem SSD para melhores resultados.

Para empreendedores que querem fazer revenda de hospedagem também é indispensável a contratação de uma opção SSD. A revenda de hospedagem é um produto oferecido pelos principais provedores, em que o cliente adquire um plano e revende para clientes finais. Dessa forma, o revendedor pode customizar sua hospedagem com programas, gerenciadores de conteúdos e outras personalizações que ele deseje oferecer em seu serviço.

Mas de nada adianta revender um serviço customizado se ele não atender as necessidades básicas do cliente. A Hospedagem SSD é mais indicada nos casos de revenda porque diversos sites irão dividir o servidor, fazendo várias requisições às unidades de armazenamento de dados. Dessa forma, o uso do antigo HD pode prejudicar a estabilidade das aplicações.

Se você já está investindo um valor considerável para revender seu produto, é altamente aconselhável contratar uma opção SSD para garantir uma melhor hospedagem para o seu cliente final.

Migrar site de hospedagem HD para SSD

Se você tem um site num provedor que utiliza HD e quer migrar para um SSD, não irá enfrentar muitos problemas. Apesar das grandes diferenças, as duas tecnologias possuem formatação de armazenamento comuns. Basta copiar os arquivos de uma hospedagem para outra, sem nenhuma diferença técnica pela utilização do SSD. As melhores hospedagens inclusive oferecem migrador de sites para seus clientes.

Conclusão

Como vimos, o uso da unidade sólida é fator determinante para uma melhor hospedagem de sites, seja para a navegação dos usuários, SEO ou upload de aplicações.

A popularização do produto e o aumento dos provedores oferecendo o serviço vem fazendo o preço das opções SSD ficarem bem conta. Assim, se você ainda não contratou uma hospedagem e está pesquisando, vale a pena ir direto para uma SSD.

Entretanto, se sua hospedagem HD está atendendo suas necessidades, é possível aguardar para migrar para a nova tecnologia. Mas se seu site começar a ficar muito lento, você deve investigar se não é por culpa do disco rígido.

O fato inegável é que os HD’s estão ficando obsoletos, e contratar uma hospedagem SSD é a melhor forma de garantir que seu site rode com maior desempenho e utilizando a tecnologia de armazenamento mais atualizada do mercado.