6 (Bons) Motivos para Registrar um Domínio .br

vantagens de registrar dominío br nacional

No artigo de hoje vamos falar sobre registrar um domínio .br, ou seja, o domínio nacional. Em outro artigo nós já fizemos uma comparação entre o registro de domínio nacional e internacional. Neste artigo vamos falar especificamente das vantagens de registrar um domínio .br (nacional).

Vamos apresentar os principais motivos para registrar um domínio com extensão .br. Basicamente, um domínio .br identifica todos os sites no território brasileiro, e podem ser bem vantajosos para divulgar a sua empresa na Internet.

Não deixe de conferir também nosso guia para escolher o melhor nome de domínio para seu site.

O que é o Registro.br?

O Registro.br é um departamento responsável por registrar e renovar todos os domínios com extensão .br. Portanto, é o próprio Registro.br que gerencia, administra e cria todos os domínios finalizados .br aqui no Brasil. Assim, basta apenas criar uma conta no site, inserir os dados necessários e selecionar um dos planos para registrar um domínio.

Vale lembrar que o Registro.br não se trata de um serviço de hospedagem, e sim para registro de domínio. A hospedagem é a infraestrutura do seu site e o domínio o endereço. Sendo assim, é possível registrar um domínio sem a necessidade de criar um site para isso. Aqui no site temos um artigo onde explicamos a diferença entre domínio e hospedagem.

Talvez você queira apenas um domínio para redirecionar os visitantes a sua página principal do Facebook, não sendo preciso comprar uma hospedagem de sites para isso. Além disso, os endereços finalizados em .br se tratam de um domínio de primeiro nível para identificar o código do país, no caso, as páginas .br identificam páginas no Brasil.

Outro caso que dispensa a compra de um serviço de hospedagem de site é quando deseja usar um domínio apenas para ter um e-mail profissional personalizado como [email protected] Não é preciso necessariamente contratar um serviço de hospedagem. É possível fazer isso contratando um serviço de hospedagem de e-mail (também pode contratar a hospedagem e usar somente os e-mails e deixar uma página simples com seus dados de contato).

Mesmo que o .br seja um código para identificar páginas relacionadas ao Brasil, também é possível registar tal domínio de qualquer parte do mundo, basta ter um documento de CPF ou CNPJ válido. Nesse ponto, muitas empresas registram vários domínios alternativos em diversos lugares ao redor do mundo. Isso serve tanto para preservar a marca, como também para entregar um site personalizado para cada país.

Sendo assim, quando existe uma empresa nos Estados Unidos e que contrata um domínio .br, ela pode dedicar esse domínio exclusivo a uma página com suporte em território brasileiro, apresentando o idioma da página totalmente em português.

Motivos para registrar um domínio .br

Agora vamos conferir os principais motivos para registrar um domínio nacional com extensão .br. A seguir você encontra alguns bons motivos que levam as pessoas a registrarem um domínio brasileiro. Como pode ver a seguir, sempre é importante registrar um domínio .br.

1. Domínio alternativo com suporte em vários países

A maior parte das empresas costumam ter afiliadas em todas as partes do mundo. Nesse quesito, muitas dessas empresas possuem diferentes páginas na Web, cada uma dedicada a um representante diferente dela em cada um dos países em que atua. Com isso, um domínio .br pode funcionar como um domínio alternativo, para criar sites alternativos ou até um encaminhamento. Em outras palavras, é possível criar uma página exclusiva apenas para o Brasil, com produtos dedicados ao público brasileiro, sem alterar o conteúdo das páginas principais.

Muitas empresas optam por registrar um domínio em cada país, oferecendo opções de suporte diferentes em cada uma das páginas, além de permitir que cada site tenha seu próprio idioma. Por essa razão, muitas multinacionais acabam criando domínios .br como estratégia de redirecionamento, criando páginas alternativas dedicadas apenas ao público brasileiro.

Como exemplo disso, temos a própria empresa Google, que possui páginas distribuídas em vários países e com diferentes idiomas. Se você acessar a página na Alemanha (acesso através do domínio –www.google.de), vai perceber que o idioma dos menus são diferentes da página aqui no Brasil (acessado através do domínio –www.google.com.br).

No contexto de domínios alternativos, a extensão de cada país é muito importante. Assim, uma mesma empresa pode redirecionar os visitantes para as filiais da empresa com base apenas na extensão do domínio registrado. Diante disso, considere que uma empresa alemã qualquer possui suporte aqui no Brasil, assim ela pode ter um domínio apenas para a comunicação com o suporte brasileiro. Desta forma, ao visitar a página oficial da empresa, ela pode automaticamente te redirecionar ao domínio brasileiro da empresa. Simples, não acha?

2. Domínios com preços fixas

No quesito preços, o Registro.br possui preços fixos, e que raramente sofrem alterações, sem taxas adicionais, e com a flexibilidade de selecionar planos que podem ser renovados em até 10 anos (no plano máximo, mas também existe a possibilidade de renovação anual).

Mesmo que exista algum reajuste de preços, no Registro.br as taxas costumam ser muito pequenas. Além disso, o preço dos domínios .br são cobrados com base na moeda brasileira, o Real. Assim, não existem variações constantes dos preços com base nas variações de câmbio. Deste modo você não precisa ficar preocupado com o preço do seu domínio se o dólar subir.

3. Sites Nacionais

Para um comércio virtual, dedicado totalmente ao público brasileiro, pode ser interessante criar um domínio com o .br, reforçando a identidade do seu site. Com isso, a existência de um .br no domínio do seu site acaba fortalecendo a ideia de estar acessando uma página dedicada unicamente ao território brasileiro.

Imagine quando você está acessando um site de compras brasileiro, mas cujo domínio é diferente do famoso .br. Certamente, a primeira dúvida que vem a sua cabeça é – será que essa empresa presta suporte ou fazem entregas aqui no Brasil? Portanto, utilizar um domínio brasileiro reforça a ideia de nacionalidade, sendo uma excelente opção para atrair mais visitantes aqui.

4. Apoio a infraestrutura de telecomunicações brasileira

Além de cuidar dos domínios .br, o departamento Registro.br também é responsável pela distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e dos números de Sistemas Autônomos (também conhecida como ASN) no território brasileiro. No próprio site da Registro.br, você encontra mais informações sobre isso.

Ao registrar um domínio em .br, o dinheiro é convertido em contribuições para ajudar na melhoria da infraestrutura da Internet brasileira. Sendo assim, todo domínio .br é registrado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (conhecido como NIC) – responsável também pela coordenação de projetos relacionados a infraestrutura de telecomunicações no Brasil, além também de investir em pesquisas nas áreas de redes de comunicação e tecnologia da informação.

5. Redirecionamento gratuito

O Registro.br permite o redirecionamento de domínios para qualquer lugar na Web, gratuitamente, sem muitas dores de cabeça, de uma maneira prática e simples. Esse é um dos aspectos importantes, pois esse tipo de serviço só poderia ser realizado pagando por um serviço de hospedagem. Levando isso em consideração, o redirecionamento de domínios pode ser útil quando:

  • Existem outros endereços alternativos, permitindo que domínios auxiliares redirecionem o visitante a domínios principais. Por exemplo, se você tem um site principal com o nome “filial_principal.com.br” e um outro domínio que não está em uso (algo como “filial_auxiliar.com.br”), é possível configurar para que o domínio auxiliar redirecione os visitantes para a página principal da empresa;
  • A sua empresa não possui um site hospedado, mas no lugar tenha uma rede social ou blog (como uma página no Facebook ou algo similar). Nesse aspecto, é possível criar um domínio (“minhaempresa.com.br”) e configura-lo para redirecionar os visitantes a uma página específica no Facebook (“Facebook.com/minhaempresa”) ou no Twitter (“Twitter.com/minhaempresa”);
  • Você precisa proteger a sua marca ou nome principal da empresa. Desse modo, é possível registar vários domínios alternativos para isso (como por exemplo, “logomarca.com.br”, “marca.com.br” ou “logo.com.br”) e redireciona-los para a página principal.

Além disso, na questão de redirecionado, comparado aos serviços oferecidos pelos provedores de hospedagem, são benefícios dos sites com .br (registrados através do Registro.br):

  • Preço – o redirecionamento externo por meio do Registro.br não necessita de um servidor de hospedagem, é totalmente gratuito;
  • Agilidade – o redirecionamento por meio do Registro.br leva poucos minutos, sendo quase imediato, além de contar com suporte em território nacional, por telefone ou e-mail;
  • Facilidade – o redirecionamento de domínios é bem simples, é feito diretamente através do Registro.br, sem muitas complicações;
  • Flexibilidade – é possível alterar o endereço de redirecionamento a qualquer momento, sempre que necessário, de forma prática. Dessa forma, caso precise mudar a sua página no Facebook, não se preocupe, você pode modificar o encaminhamento sem qualquer taxa adicional por isso;
  • Sem hospedagem – o redirecionamento de domínios pode ser feito sem a necessidade de contratar um serviço de hospedagem. Esse é uma grande vantagem para aqueles que não querem criar um site e optam por divulgar a empresa em páginas por meio de rede sociais.

6. Suporte no Brasil

Esse talvez seja um dos grandes motivos para que muitos registrem os domínios com extensão .br. Com isso, todos os domínios registrados por meio do site Registro.br tem suporte do próprio NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). Sendo assim, é possível contar com um suporte especializado, em português, por e-mail ou diretamente por telefone.

Conclusão

Existem inúmeros tipos de domínio que você pode registrar para a sua página na Web. Nesse ponto, os domínios .br possuem características muito específicas e se diferenciam quanto a outros. Como apresentamos aqui, os maiores motivos para levarem as pessoas a registrar um domínio .br está no preço fixo, sem alterações constantes ou taxas adicionais ao longo do tempo.

Assim, registrar um .br pode ser extremamente vantajoso se você quer uma página brasileira, com idioma totalmente em português. Mas, caso o seu site seja dedicado exclusivamente a outros países, em outros idiomas, talvez o ideal seria verificar outras alternativas. Esperamos que esse artigo tenha o ajudado a entender todas as vantagens de um domínio .br.