Como descobrir proprietário de um site: conheça formas práticas

descobrir proprietário de um site ou domínio

Escolher o nome de um site nunca é uma tarefa fácil. Afinal, é ele que representará todo o conteúdo do ambiente online, bem como sua origem e objetivos. Porém, já pensou se depois de escolher o título perfeito, você descobrisse que ele não está mais disponível? Isso seria frustante! Mas, não precisa se preocupar, pois nesse artigo daremos todas as dicas de como descobrir proprietário de um site ou domínio.

Isso será de grande ajuda, pois essa é uma cena bem comum atualmente, tendo em vista a gigantesca quantidade de sites ativos e inativos existentes.

Criamos um guia prático para você descobrir os donos de todos os domínios que desejar, de forma bem simples e rápida. Quer saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo!

Por que descobrir o proprietário de um domínio? 

Como citamos anteriormente, não é cena incomum encontrar o nome perfeito para um site, mas perceber logo após que ele não pode ser utilizado.

Nesse cenário, um dos principais motivos pelos quais os usuários sentem a necessidade de saber o dono de um domínio é para realizar a compra dele. 

Ou seja, oferecer uma proposta para assumir o nome daquele site e inseri-lo dentro de seu projeto. Afinal, depois que tem-se o nome do proprietário, descobrir seus principais contatos de trabalho não é tão difícil. 

Além disso, ao descobrir o nome do dono do site também tem-se a vantagem de saber qual é a data que a assinatura daquele domínio irá expirar.

Desse modo, pode-se fazer uma proposta mais vantajosa e no momento certo, o que é um benefício tanto para o atual proprietário quanto para o comprador. 

Como comprar um domínio online?

Agora que você já sabe que o principal motivo para descobrir o proprietário de um domínio é, de fato, a compra dele, vale entender também como realizar esse processo.

Afinal, é necessário fazer uma negociação com terceiros, diferente do processo de aquisição de domínios através de uma empresa de hospedagens. 

Para fazer a compra do domínio pode-se optar por dois caminhos diferentes: um deles é o contato direto com o vendedor e o outro é através da contratação de um corretor de domínios. 

No primeiro, basta ter o contato do atual proprietário e encaminhar a ele a proposta. Dependendo da resposta obtida pode-se realizar a transferência do domínio e logo começar a utilizá-lo.

Já na segunda opção conta-se com a comodidade de não precisar realizar esse processo, tendo em vista que o corretor fará toda a etapa de negociação e pagamento. No entanto, será necessário pagar a ele uma certa porcentagem do valor.

Caso você prefira optar pela praticidade de um corretor, pode realizar a contratação de um através do Sedo, uma plataforma voltada para domínios internacionais. 

Como descobrir proprietário de um site ou domínio: 2 fórmulas simples 

linguagem php
São dois sites diferentes que devem ser utilizados para descobrir proprietários de domínios nacionais e internacionais

Agora que você já sabe como proceder depois que encontrou o proprietário do domínio desejado, é chegada a hora de descobrir realmente como realizar esse processo de identificação de propriedade. 

A boa notícia aqui é que todas as etapas são bem simples e podem ser realizadas por qualquer usuário, independentemente do seu nível de proficiência com desenvolvimento e tecnologia de sites. 

Atualmente, pode-se realizar o processo de identificação de donos de domínios de duas formas diferentes, escolhendo de acordo com a origem do site, se é nacional ou internacional. Confira abaixo mais sobre cada uma das metodologias!

Domínios nacionais

Os domínios brasileiros são conhecidos pela terminação “.br”, a qual está presente em quase todos os sites nacionais.

Nesse sentido, todos os domínios pertences a usuários brasileiros possuem suas informações guardadas no Registro.br, órgão responsável pela regularização dos ambientes online no Brasil.

Um ponto bem importante que deve ser ressaltado é que aqui no Brasil é ilegal ocultar dados do proprietário de um domínio. Ou seja, ao fazer o registro se está automaticamente aceitando a política de exibição de dados para possíveis compradores. 

Para identificar quem é o dono de um site brasileiro, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial da Registro.br;
  2. No primeiro campo, informe o endereço que deseja desvendar;
  3. Selecione a aba “versão com informações de contato”;
  4. Preencha o campo para verificação, colocando os dados correspondentes exibidos na tela;
  5. Clique em consultar e confira as informações sobre o domínio.

Domínios internacionais

Como você deve imaginar, todo ambiente online possui dados próprios, os quais ficam armazenados em um grande banco de informações.

Nesse sentido, é muito simples para brasileiros consultarem domínios internacionais, tendo em vista que há um lugar próprio que reúne tudo em um só lugar. Ele se trata do Whois.net, o qual acessa absolutamente todos os bancos de dados do mundo, fornecendo as informações de contato do proprietário do site.

Para descobrir o dono de um site hospedado fora do Brasil, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial do Whois.net;
  2. Logo no primeiro campo, informe a URL do site que você deseja descobrir o proprietário;
  3. Clique na lupa e pesquise.

Como você pode perceber, o Whois é um dos melhores e mais completos buscadores de propriedade de domínio. Com ele é possível acessar e entender mais sobre qualquer ambiente online, até mesmo os nacionais.

Assim, você cumpre com o seu objetivo de maneira rápida, prática e segura, podendo contatar e comprar todos os domínios que quiser. Com todas essas dicas, você já está preparado para realizar a proposta de aquisição de um nome na web.

Agora que você já sabe como descobrir proprietário de um site ou domínio, continue acompanhando o nosso blog para ler os melhores conteúdos sobre tecnologia, de modo a se tornar um verdadeiro especialista sobre os assuntos do mundo online!

*Condições no site