Qual o custo para abrir uma loja virtual

custo para abrir uma loja virtual

Se antes o sonho de abrir o negócio próprio estava diretamente ligado ao desejo de uma maior flexibilidade de horários, hoje grande parte dos empreendedores o faz focando em não precisar sair de casa para trabalhar.

As lojas e negócios virtuais passaram por um crescimento tão grande nos últimos tempos que hoje já representam uma concorrência forte aos modelos tradicionais.  Assim, a questão sobre o custo para abrir uma loja virtual sempre é debatida.

Afinal, o e-commerce nunca esteve tão em alta. Segundo o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro”, atualmente o Brasil possui cerca de 930 mil sites ativos e em comercialização plena. 

Nesse cenário, questionamentos sobre o custo para abrir uma loja virtual já são muito comuns. Acompanhados do desejo de atingir a independência financeira, eles representam um grande número de pesquisas na web. 

Sabendo disso, criamos aqui um conteúdo completo, explicando um a um os custos para abrir uma loja virtual e as melhores maneiras de economizar nessa etapa de desenvolvimento do projeto. 

Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo!

Custo para abrir uma loja virtual: as principais despesas iniciais 

Não é nenhum segredo que abrir o próprio negócio costuma ser uma experiência bastante custosa. Afinal, e necessário fazer investimentos desde a construção do plano da empresa até a operação rotineira, para que os serviços possam ser trazidos para a prática. 

Nesse cenário, para entender o custo para abrir uma loja virtual é necessário antes ter em mente tudo que precisará ser feito para que ela vá para o ar.

Desse modo, se torna mais simples ter uma visão geral sobre o que é necessário adquirir e praticar antes de começar a trabalhar. 

De maneira geral, os custos para abrir uma loja virtual são:

  • Construção do site para vendas;
  • Aquisição dos produtos para repasse; 
  • Investimento em um plano de marketing e divulgação;
  • Gastos operacionais para aquisição e envio de mercadoria. 

No entanto, é importante ressaltar que cada um desses tópicos pode apresentar diversas outras subcategorias, as quais resultam também em outros gastos. Sendo assim, é necessário elaborar o orçamento pensando sempre de maneira ampla, de modo a ter um fundo reserva para custos excedentes. 

Além disso, é muito importante ressaltar também que cada ponto dessa lista pode receber mais ou menos atenção, de acordo com as prioridades e plano estabelecido para o negócio.

Portanto, vale entender primeiramente qual será sua proposta, metas e objetivos com a empresa, de modo a segmentar os investimentos da maneira mais organizada possível. 

Sabendo disso, trataremos sobre cada um desses gastos de maneira individual, de modo a te oferecer um panorama completo para o seu planejamento. Acompanhe!

Criação e desenvolvimento do site 

custo loja virtual wordpress

A programação do site é essencial para uma loja virtual de qualidade

Segundo um levantamento recente realizado pela NZN Intelligence e publicado no site Ecommerce Brasil, cerca de  74% dos consumidores preferem comprar produtos na metodologia online. Ou seja, a cada dia mais o mindset dos clientes está mudando e se adaptando ao formato de negociação e aquisição através da internet. 

Sabendo disso, é muito importante ter um site para estruturar a sua venda online. Mesmo que em tempos de redes sociais diversas empresas estejam fazendo negociações sem um ambiente profissional, a necessidade de fornecer essa estrutura aos clientes se faz necessária para transmitir maior credibilidade e segurança. 

Nesse contexto, ter um site otimizado é essencial para crescer no mercado e permitir que a marca alcance patamares superiores no cenário nacional. 

Custos para criação de plataforma

Para a construção e desenvolvimento do site a melhor opção é realizar a contratação de um programador. Mesmo que algumas plataformas ofereçam um formato de montagem simples, um site para vendas online exige diversos detalhes.

Sendo assim, é essencial ter a consultoria de um profissional no assunto para planejar e montar tudo corretamente, desde hospedagem até escolha de domínio.

Nesse sentido, o custo para abrir uma loja virtual em relação a programação do ambiente pode variar de 20 a 100 reais por hora do profissional. Alguns deles podem cobrar de acordo com o projeto, em valores que iniciam em cerca de 800 reais e podem chegar até 10.000.

Vale sempre ressaltar que no início não é necessário investir em um site com características extremamente caras. Basta que ele funcione corretamente e forneça aos clientes uma experiência de compra positiva, a qual seja suficiente para que voltem e comprem mais vezes. 

Aquisição de estoque 

A aquisição do estoque com toda a certeza é um custo para abrir uma loja virtual que deve ser considerado. Afinal, é através dele que os produtos serão adquiridos e colocados para a venda.

Nesse sentido, é muito importante ter uma reserva grande o suficiente para comprar o material que será o pontapé inicial para as vendas e construção de marca da empresa. 

Custos para formação de estoque

O custo reservado para esse aspecto varia de acordo com o tipo de produto que será vendido na loja online. Por exemplo, lojas de eletrônicos provavelmente gastarão mais para comprar seus primeiros produtos do que um comércio de roupas. 

Porém, em compensação, o valor obtido através das primeiras vendas também será maior ou menor. Sendo assim, é necessário elaborar e separar o orçamento de acordo com a modalidade e o nicho de trabalho no qual está se inserindo. 

Além disso, pode-se escolher também um formato onde os produtos são vendidos antes que sejam comprados do fornecedor.

Nessa modalidade o custo para abrir uma loja online reduz pela não criação de estoque, mas pode-se sofrer com consequências como a maior demora para enviar os produtos ao cliente.

Publicidade, marketing e divulgação 

online marketing

O marketing digital é essencial para o crescimento da loja online

A frase “a propaganda é a alma do negócio” sempre fez parte do nosso inconsciente coletivo. Afinal, sem que um produto seja divulgado é quase impossível que ele chegue aos olhos e as mãos dos possíveis consumidores. 

Nesse sentido, tem um orçamento bom para bancar um plano de marketing de qualidade é um custo para abrir uma loja online que deve ser considerado. É através dele que o nome da empresa começará a ser construído, bem como as primeiras vendas poderão ser efetivadas. 

Custos para o plano de marketing

O marketing da empresa pode ser realizado por meio da contratação de uma agência ou de forma pessoal, pelo próprio empreendedor.

No primeiro formato é possível contar com o auxílio e parceria de um profissional, porém, o valor fica bem maior. Fazendo a contratação de uma agência, o custo para abrir uma loja virtual pode subir até cerca de 1000 reais, variando com o tipo de projeto criado. 

Com o marketing sendo realizado de maneira individual os custos reduzem bastante. No entanto, é necessário investir em qualificação para entender como funciona o nicho e as demandas de divulgação atuais. 

Além disso, nesse primeiro momento também é bacana contar com impulsionamento dos buscadores e dentro das redes sociais. Para isso, as ferramentas de impulsão são grandes aliadas. Para utilizá-las, porém, é necessário realizar pagamentos esporádicos conforme as campanhas aderidas. 

Nesse sentido, vale separar cerca de de 5000 reais para os primeiros momentos de divulgação da marca, visando sempre a ascensão de seu nome no mercado, a captação de novos clientes e a obtenção de lucro para a criação de uma saúde financeira para a companhia.

Gastos operacionais e capital de giro 

Chamamos de gastos operacionais todos os valores que a empresa precisará gastar para que comece a realizar seus trabalhos. Ou seja, desde a aquisição dos produtos, realização de contratos com transportadoras, emissão de boletos para pagamento e até o envio dos materiais para os clientes. 

Esse valor de operação também é chamado de capital de giro, fazendo referência a movimentação constante do dinheiro da organização. Nesse sentido, ter um bom montante para a fase inicial é importante não apenas para dar o pontapé inicial nos trabalhos, mas para permitir que a empresa comece a lucrar efetivamente. 

custo para abrir uma loja virtual: operacional

O valor investido na empresa só começará a retornar aos cofres do empreendedor a partir da operação da companhia.

Por esse motivo é essencial trabalhar para construir um bom montante financeiro para o início, tendo a possibilidade de fazer injeções financeiras sempre que necessário para que a operação continue trabalhando. 

Aqui o valor reservado variará conforme o nicho da empresa, mas deve ser suficiente para adquirir e enviar um bom número de produtos. 

Manutenção da loja online: custos para manter o site funcionando 

Tendo em vista o formato de vendas através de um site, o custo para abrir uma loja virtual engloba também a manutenção do ambiente criado. Isso porque a plataforma depois que é colocada no ar pode passar por diferentes instabilidades ao longo dos dias. 

Além disso, a partir do momento que as compras e vendas começarem a ter um fluxo maior, provavelmente surgirão pontos para melhora dentro do site.

Sendo assim, será necessário trabalhar para construir um ambiente de comercialização cada vez melhor e mais intuitivo.

Sendo assim, além de todos os gastos iniciais, é bem importante que a empresa tenha um valor reservado em caixa para esse tipo de investimento.

Desse modo, poderá demonstrar a a seus consumidores a preocupação com a qualidade dos serviços ofertados, o que é um grande auxílio também no processo de fidelização. 

Considerando todos esses pontos, podemos dizer que o custo para abrir uma loja virtual e iniciá-la com força total fica na casa dos 10.000 reais. Esse valor pode ser aumentado ou diminuído, variando de acordo com as metas e objetivos do empreendedor a curto, médio e longo prazo. 

E aí, essa estimativa ficou dentro do número que você já estava esperando? Para continuar acompanhando os melhores conteúdos sobre tecnologia e o mundo do e-commerce, conheça o nosso blog!

Aqui postamos tudo que você precisa saber para se manter sempre atualizado no mundo dos negócios online!

*Condições no site