O que é Hospedagem Dedicada

hospedagem dedicada

Na hospedagem dedicada é usado um servidor dedicado para seu site, onde o servidor inteiro é usado apenas por você e não é compartilhado com mais ninguém. Dentre todos os tipos de hospedagem de sites, a hospedagem dedicada é a que oferece um melhor desempenho aos sites hospedados, mas também é o tipo de hospedagem mais caro. Ao optar pelo servidor dedicado seu site terá um desempenho superior se comparado a hospedagem compartilhada e VPS.

Principais vantagens do servidor dedicado

Personalização - A hospedagem dedicada oferece uma maior liberdade e controle que outros tipos de hospedagem. O fato de que o servidor é dedicado a um cliente e não há dezenas deles significa que o servidor pode ser adaptado às necessidades específicas do cliente que. Isso permite personalizar o servidor conforme suas necessidades, assim como é também na hospedagem VPS.

Confiabilidade - Ao compartilhar um servidor com dezenas de clientes de hospedagem você esta sujeito a uma série de problemas ocasionados pelo mau uso do servidor por esses clientes. Na hospedagem compartilhada é possível que um cliente utilize mais memória e processador do que deveria, fazendo com esses recursos se esgotem e deixem seu site fora do ar ou no mínimo pode deixar seu site temporariamente lento.

Desempenho - A quantidade de memória, CPU e largura de banda disponíveis para serem usados por seu site é muito maior em uma hospedagem dedicada, especialmente quando comparado com opções de hospedagem compartilhada. Sites que precisam de uma quantidade maior de recursos dependem de servidores dedicados para funcionarem sem interrupções. Os grandes portais, que recebem uma quantidade de tráfego muito alta diariamente, são obrigados a recorrerem a soluções de servidores dedicados.

Segurança - Como todos os recursos do servidor são usados apenas por você, é possível criar políticas de seguranças especificas, que atendam as suas necessidades para dar uma segurança maior para seu site ou sistema. É possível configurar o Firewall sob medida baseando-se apenas nos recursos que você precisará utilizar no servidor.

Suporte - Existem serviços de hospedagem dedicada gerenciada que oferecem um suporte completo a toda a parte de configuração e gerenciamento do servidor. Ao contratar um serviço gerenciado você pode contar com auxilio dos especialistas da empresa de hospedagem. Eles se encarregam de administrar o servidor e fazer todas as atualizações necessárias para você executar seu site com segurança.

Desvantagens do servidor dedicado

Custo - O custo costuma ser um fator determinante na escolha do tipo de hospedagem. É preciso ficar atento que a hospedagem dedicada, apesar de ser uma das melhores opções, pode ser extremamente cara. Se não houve-se o fator "custo alto", a hospedagem dedicada seria um dos tipos de hospedagem mais usados. Uma hospedagem compartilhada pode ser muito mais barata.

Complexidade - Na hospedagem dedicada você é o único que utiliza o servidor e também é o único responsável por administrá-lo. Toda a parte de configuração, gerenciamento e instalação de atualizações ficam por sua conta e risco. Caso você não tenha experiencia em administração de servidores deverá contratar o serviço de hospedagem dedicada gerenciada, que o pessoal da empresa de hospedagem cuida de tudo para você. É claro que o serviço de gerenciamento aumenta ainda mais o valor da hospedagem dedicada.

Diferença entre hospedagem dedicada e compartilhada

A grande diferença para uma hospedagem compartilhada é que o servidor dedicado é usado apenas por você. Ele não é compartilhado entre vários clientes, conforme ocorre na hospedagem compartilhada. Desta maneira o servidor dedicado pode oferecer um desempenho maior para seus sites. O servidor dedicado possuí uma série de benefícios em relação a desempenho e segurança, mas é preciso ficar atento ao fato dele ser bem mais caro e exigir uma pessoa habilitada para fazer a administração do mesmo. Exceto nos casos dos serviços gerenciados, na hospedagem dedicada você é o responsável por administrar o servidor, o que pode ser uma tarefa muito complicada para a maioria das pessoas.

Apesar da hospedagem compartilhada oferecer um desempenho inferior, ela pode atender muito bem as necessidades do seu site. Na hospedagem compartilhada é tudo muito mais simples e fácil de utilizar, diferentemente da hospedagem dedicada que é muito mais complexa. Se você está criando seu site agora e ele recebe um número baixo/médio de visitantes a hospedagem dedicada pode ser um grande desperdício de dinheiro.

Preciso de uma hospedagem dedicada?

A grande questão é se você precisa ou não de uma hospedagem dedicada. Se você precisa fazer personalizações no servidor, como por exemplo instalar algum software especifico ou fazer alguma configuração que não é permitida na hospedagem compartilhada, também pode recorrer a hospedagem VPS, que é mais barata e permite fazer essas personalizações. Agora, se você tem um grande portal, que recebe milhares de visitas por dia, provavelmente tenha que recorrer a um servidor dedicado. Para não correr o risco de perder dinheiro, é aconselhável verificar se a hospedagem VPS as suas necessidades, se não atender você precisa contratar a hospedagem dedicada.

Toda essa dúvida e precaução em torno da contratação da hospedagem dedicada é devido ao alto custo do serviço. É preciso ter em mente que uma hospedagem compartilhada, assim como a hospedagem VPS pode ser muito mais baratas que uma hospedagem dedicada. Se o custo não é um problema para você, então pode partir diretamente para uma hospedagem dedicada gerenciada, onde terá uma série de benefícios a disposição do seu site.

 

 

 

Deixe um comentário

(required)
(required)