HostGator Promoção (728x60)

Entenda o que é Hospedagem Gerenciada

hospedagem gerenciada

Devido a crescente popularidade do serviço de hospedagem VPS e dedicada, é cada vez mais frequente a oferta dos serviços de hospedagem de sites gerenciada. A diferença entre uma hospedagem gerenciada e uma não-gerenciada é grande, principalmente para aquelas pessoas que não possuem muita familiaridade com gerenciamento de servidores. O serviço de hospedagem de sites gerenciada surgiu para facilitar esta tarefa.

Ao contratar uma hospedagem dedicada ou VPS, o cliente é responsável por toda a parte de instalação, configuração e gerenciamento do servidor. É preciso ter um certo conhecimento para desempenhar esta tarefa sem colocar em risco a segurança do site. E para alguém que não lida muito com tecnologia, a tarefa de administrar um servidor é inviável. Um servidor precisa ser configurado e atualizado com frequência, e quando houver algum problema, ter alguém com experiência no assunto permite identificar e corrigir rapidamente os problemas.

Muitas pessoas tem se aventurado a administrar seu próprio servidor, principalmente porque com uma rápida pesquisa é possível encontrar centenas de tutoriais e artigos na internet que mostram como configurar e administrar um servidor. Mas para alguém sem nenhuma experiência essa tarefa pode ser complicada e demandar um tempo muito grande. Para um profissional experiente é muito fácil administrar um servidor. Ele é capaz de gerenciar e identificar problemas com muita facilidade.

Pensando nisto surgiram os serviços de hospedagem gerenciadas, onde as empresas de hospedagem de sites se encarregam de administrar o servidor para você. Assim você pode deixar a parte "chata" com eles e se concentrar apenas em seu site. A empresa faz toda a parte de configuração para você e instala todos os Updates necessários para o funcionamento seguro do servidor.

O serviço de gerenciamento quase sempre é oferecido para a hospedagem dedicada e muitas vezes para a hospedagem VPS também. Como na hospedagem compartilhada vários clientes utilizam o mesmo servidor, não há necessidade de contratar um serviço de gerenciamento, já que o mesmo é feito pela própria empresa de hospedagem.

Quando usar a hospedagem gerenciada

Se você não sabe administrar um servidor de hospedagem ou deseja focar exclusivamente em seu site, os serviços de hospedagem gerenciadas são ideais para você. Assim você pode deixar o gerenciamento por conta da empresa de hospedagem de sites e não precisará se preocupar com isso. Ao contratar um serviço como hospedagem dedicada gerenciada ou hospedagem VPS gerenciada o valor final pode aumentar significativamente, mas terá a vantagem de poder investir mais tempo em seu site.

Caso ocorra algum problema com o serviço, não precisa esquentar a cabeça, basta entrar em contato com a empresa que eles devem resolver rapidamente. As empresas de hospedagem de sites costumam ter um pessoal de suporte dedicado 24 horas por dia para atender as demandas deste tipo de serviço. Você paga mais caro, porém, pode ficar tranquilo em relação ao gerenciamento do servidor e pode contar com a ajuda do pessoal do suporte técnico.

Como contratar uma hospedagem gerenciada

No momento de contratar uma hospedagem VPS ou dedicada, verifique se a mesma oferece o serviço de gerenciamento do servidor. Quando aparecer o termo "gerenciada" depois do nome do serviço (por exemplo: hospedagem dedicada gerenciada ou hospedagem VPS gerenciada) é um indicativo que a empresa de hospedagem de sites cuida do gerenciamento do servidor para você. Quando não há nenhuma menção ao serviço "gerenciado" pode significar que ele não está incluso no serviço.

Você também pode contratar uma profissional de sua confiança para fazer o gerenciamento do servidor, mas neste caso fica diretamente dependente de uma pessoa para resolver qualquer problema que possa surgir. E no caso desta pessoa não estar disponível você acaba ficando na mão. Por isso, dê preferencia a empresas de confiança que oferecem o gerenciamento, pois numa empresa sempre terá alguém disponível para resolver os problemas (pelo menos sempre deveria ter!).

Deixe um comentário

(required)
(required)