O que é Hospedagem VPS?

hospedagem vps

A hospedagem VPS nada mais é que um servidor virtualizado. Um ambiente de hospedagem VPS é muito semelhante a um servidor dedicado, porém, os servidores "dedicados" são criados através de tecnologias de virtualização de máquinas. Desta maneira é possível criar vários servidores virtuais dentro de uma máquina, fazendo com que o preço seja muito inferior.

A hospedagem VPS é um dos vários tipos de hospedagem que você pode escolher para hospedar seu site online. Para ter um site na internet, você precisa contratar uma hospedagem de sites para armazenar os arquivos do site. Porém, configurar e gerenciar um servidor de hospedagem de sites é uma tarefa complexa. Assim como na hospedagem dedicada, a hospedagem VPS também exige que você saiba o básico sobre configuração e gerenciamento de servidores. Algumas empresas disponibilizam a hospedagem VPS gerenciada, onde o gerenciamento e configuração da mesma é feito pela empresa de hospedagem.

Todos os tipos de hospedagem permitem que você coloque um site online, porém, eles podem variar em relação aos recursos que oferecem e a maneira que são gerenciados. Cada tipo de hospedagem possuí características diferentes e por isso exigem do cliente um nível de conhecimento diferente. Na hospedagem VPS e dedicada, por exemplo, você precisa conhecer o funcionamento do servidor, caso contrário precisará contratar um profissional para fazer o gerenciamento do mesmo ou contratar os serviços "gerenciados" pelas empresas de hospedagem.

Por que a hospedagem VPS é diferente da hospedagem compartilhada e dedicada?

No caso da hospedagem compartilhada você não pode fazer personalizações no servidor pelo simples fato de não ter acesso root (Administrador) no servidor. Enquanto na hospedagem VPS você pode até mesmo trocar o sistema operacional do servidor e fazer alterações e instalações no servidor. Na hospedagem VPS você possuí um número maior de recursos (CPU, memória, rede e etc) a sua disposição em relação a hospedagem compartilhada.

Ela é diferente da hospedagem dedicada, porque no caso da dedicada o servidor físico é usado unicamente por você. Na hospedagem VPS o servidor (físico) é compartilhada por várias pessoas, porém, é utilizado o método de virtualização para criar servidores (virtuais) individuais. Os servidores dedicados são indicados apenas quanto há um volume de tráfego extremamente alto, caso precise apenas de um servidor onde você tenha acesso total a hospedagem VPS é o ideal.

Como a hospedagem VPS funciona

A tecnologia por trás da hospedagem VPS é semelhante à VMware ou VirtualBox. Estes programas permitem que você rode vários sistemas operacionais virtualizados em uma máquina. Por exemplo, o ambiente de trabalho pode ser executando o Windows 7, mas você também pode executar outros sistemas operacionais como o Windows ou Linux, sem necessidade de reiniciar o computador. É como se fosse um sistema que funciona "dentro" de outro sistema.

Casa servidor VPS se comporta como um servidor dedicado. Porém, são executados vários servidores virtuais "dentro" de um servidor dedicado. Casa sistema virtualizado funciona de forma independente, sem interferir ou acessas as informações dos outros sistemas do mesmo servidor dedicado. Isso permite que você tenha todos os benefícios de um servidor dedicado por um custo muito menor.

Sobre hospedagem VPS gerenciada

Dentro do ramo de hospedagem VPS existem a hospedagem VPS gerenciada e a não-gerenciada. Devido a complexidade que é configurar e administrar uma hospedagem VPS, as empresas oferecem o serviço de hospedagem VPS gerenciada, onde a empresa cuida do gerenciamento e configuração do servidor. Este tipo de serviço pode aumentar bastante o valor cobrado pela hospedagem VPS.

Na hospedagem VPS não-gerenciada você fica responsável por instalar, configurar e fazer todas as atualizações necessárias do servidor. Ela é mais barata, mas requer certos conhecimentos para poder utilizá-la. A hospedagem VPS não-gerenciada é a mais comum entre as vendidas pelas empresas de hospedagem de sites.

Vantagens da hospedagem VPS

A hospedagem compartilhada é mais limitada e possuí menos recursos disponíveis para serem usados pelo seu site. Usar uma hospedagem VPS é muito semelhante a usar uma hospedagem dedicada. A diferença é que são criados vários servidores virtuais em um servidor dedicado.

Principais vantagens da hospedagem VPS:

Privacidade - O servidor não é compartilhado com mais ninguém, não existem outros sites em seu servidor que potencialmente têm acesso aos seus arquivos. Isso dá mais segurança e oferece um desempenho maior para o site hospedado nele.

Personalização - É possível escolher o sistema operacional do servidor ou instalar outro sistema, caso seja necessário. Isto também significa que você tem suas próprias instâncias de todos os aplicativos de servidor como o Apache, PHP e MySQL. Se você precisa de qualquer um destes serviços personalizados, você pode fazer alterações para adequar o servidor as suas necessidades.

Controle - Se você está instalando aplicativos de servidor que requerem uma reinicialização do sistema, você pode fazê-lo a qualquer momento. Mesmo que tecnicamente você compartilhe o servidor com outros servidores VPS, o servidor VPS pode ser reiniciado sem afetar qualquer outra pessoa.

Recursos dedicados - Na hospedagem VPS você tem uma quantidade de memória RAM disponível para você a qualquer momento. Ao contrário de hospedagem compartilhada, não há ninguém mais no seu servidor que pode usar utilizar toda a memória RAM quando você mais precisar.

Deixe um comentário

(required)
(required)