Windows ou Linux: qual o melhor para hospedagem de site

Windows ou Linux

Os processos de criação de um site nunca são uma tarefa fácil. Afinal, é preciso providenciar elementos como design, domínio e programação, tudo para que o ambiente tenha um acesso simples e intuitivo. Nesse contexto, as buscas por entender se a hospedagem mais vantajosa é a Windows ou Linux são bem comuns.

Afinal, ambas as empresas já estão consolidadas no mercado há vários anos  e possuem diversos fãs ao redor do mundo. Além disso, tanto o Windows quanto o Linux oferecem diversas vantagens aos seus adeptos, as quais fazem bastante diferença durante o dia a dia e manutenção do site. 

Pensando em te ajudar na hora de escolher a melhor hospedagem para o seu ambiente online, criamos aqui um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre ambos os sistemas, seus respectivos funcionamentos e benefícios individuais.

Ficou curioso para saber mais? Então continue acompanhando e descubra tudo sobre essas duas hospedagens e qual melhor se encaixa na sua necessidade!

História geral do Linux

O nome do sistema operacional Linux deriva da junção de Linus + Unix. Em linhas gerais, ele se trata de um sistema de código aberto. Seu desenvolvimento foi realizado por milhões de usuários da internet ao redor de todo o globo, tendo sido distribuído por uma licença pública GPL.

A ideia de sua criação veio do finlandês Linus Torvalds, em 1991. O objetivo do estudioso na época era o de criar um sistema que fosse melhor que o MINIX, a alternativa mais utilizada naquele período.

Esse, por sua vez, foi muito importante para toda a história da computação e teve sua construção baseada no UNIX (sistema utilizado na morfologia do nome Linux).

História geral do Windows

O Windows é nada mais, nada menos que o maior sistema operacional do mundo. Ele pertence a Microsoft, empresa criada em uma parceria entre os lendários e gênios Bill Gates e Paul Allen, que revolucionaram a era da informática e da computação.

Seu nome deriva da possibilidade de melhor visualização das “janelas” da computação, as quais ainda estavam em desenvolvimento lento em 1985, ano em que a primeira versão do sistema chegou ao mercado.

Ao contrário do Linux, que é um software livre, o Windows funciona no formato proprietário. Isto é, o usuário precisa de uma licença para utilizá-lo, já que não possui código fonte disponível.

Para que serve a hospedagem em Windows ou Linux?

A hospedagem do site nada mais é do que o local onde ele ficará armazenado para que entre e seja publicado na rede mundial de computadores. Isto é, ela funciona como uma espécie de ponte, a qual fará toda a transferência de dados do ambiente online até a internet.

Sendo assim, é muito importante escolher uma hospedagem segura e de qualidade, caso contrário, problemas como vazamento de informações e quedas podem se tornar comuns na história do site. 

Tratando-se da hospedagem em Windows ou Linux, um dos fatores mais importantes a serem considerados é a linguagem de programação na qual a página foi desenvolvida.

Por exemplo, se a linguagem de programação PHP for a selecionada para a criação do site, é mais saudável para o ambiente que ele seja hospedado no Linux, mesmo que ela também funcione no Windows.

Isso porque essa é a linguagem nativa dos próprios servidores da Linux, sendo assim, ela rodará neles de maneira muito mais rápida e eficiente.

Já o Windows também possuem linguagens nativas, as quais foram desenvolvidas pela própria Microsoft, como ASP e .NET. Caso elas sejam a alternativa escolhida, o Windows se torna a única opção disponível, já que elas só rodam nesse sistema operacional. 

No entanto, vale ressaltar que o sistema escolhido entre Windows ou Linux para realizar a hospedagem de um site não tem nenhuma relação com o sistema do computador utilizado pelo usuário. 

Por exemplo, caso você faça uso de um servidor do Linux, ainda assim poderá utilizar o Windows ou até mesmo o Mac OS para realizar a criação do seu site.

O fator de maior peso deve ser os benefícios fornecidos ao site pela escolha da plataforma, bem como a afinidade do usuário com a empresa definida.

Hospedagem Windows ou Linux: entenda as vantagens e desvantagens

Sabendo o que são ambos os sistemas operacionais e o peso que eles podem ter dentro da manutenção e desenvolvimento do seu site, já ficou evidente o quanto é importante analisar muito bem antes de optar por Windows ou Linux. Afinal, essa é uma escolha de grande peso para o futuro do ambiente, que mudará de acordo com a hospedagem definida. 

Nesse contexto, separamos aqui alguns pontos importantes que você pode e deve considerar antes de fazer a sua escolha por uma das opções. Acompanhe!

Custo-benefício 

hospedagem windows ou linux desempenho

A hospedagem Linux tem o melhor custo-benefício do mercado

Os valores de hospedagem com toda a certeza são um dos pontos mais considerados pelos usuários na hora de fazer a escolha por uma empresa. Afinal, todo o processo de criação de um site já é bastante custoso, passando por etapas de aquisição de domínio, criação de design e publicação.

Por esse motivo, o valor pago na hospedagem também tem um grande peso. 

Nesse sentido, a hospedagem Linux sai na frente, tendo em vista que o uso desse sistema é gratuito. Inclusive, vários provedores fornecem testes grátis de VPD durante um mês com a utilização do Linux, o que é quase impossível no Windows.

No entanto, é sempre importante levar em conta a linguagem de desenvolvimento do site, a qual citamos anteriormente. Caso ela não seja compatível com um dos sistemas, o valor deve deixar de ser um ponto de desempate. 

Porém, caso a linguagem utilizada funcione bem tanto na hospedagem Windows quanto na Linux, essa segunda opção pode ser bem bacana para economizar na hora da criação do site.

Painel de gerenciamento da hospedagem

O painel de gerenciamento da hospedagem é muito importante, tendo em vista que é dentro dele que as principais ações de controle e acompanhamento do site acontecerão. Sendo assim, é essencial que ele seja completo e ofereça diversas funcionalidades, de modo a permitir todas as alterações e adições que o usuário desejar. 

Dentro do Linux o painel de controle utilizado costuma ser o cPanel.

Ele é tratado como referência se tratando de gerenciamento dos recursos da hospedagem, pois possui uma interface bem intuitiva e simples de entender. Além disso, todos os ícones ficam organizados de maneira bem visível, excelente para quem não possui tanta habilidade com programação de sites.

Já no Windows, a maioria dos usuários faz uso do painel de controle Plesk. Nele, toda a projeção foi realizada com o objetivo de otimizar o desempenho do Windows, tornando-o mais rápido e efetivo.

Em uma visão geral, a área de segurança e acompanhamento do cPanel é mais eficiente, mas o Plesk ganha em usabilidade e qualidade para o site.

Gerenciamento do sistema

Esse é talvez um dos pontos em que encontramos maior diferença entre a hospedagem Windows ou Linux. 

No primeiro os servidores possuem uma interface bem gráfica, já com instalação padrão. Em uma visão geral, ela é bem parecida com o servidor voltado para uso individual. Sendo assim, é bem simples aprender a entendê-lo e utilizá-lo na administração do site, mesmo sem grandes conhecimentos técnicos na área da programação.

Já dentro do Linux comumente os usuários podem contar com apenas uma opção de gerenciamento, a qual funciona no formato de linha de comando. Sem a área gráfica (como a oferecida pelo Windows) pode se fazer necessário gastar um bom tempo estudando sobre essa área para aprender a realizar a gestão da hospedagem. 

Windows ou Linux: qual o melhor suporte para usuários?

hospedagem de site windows

O Windows oferece um suporte rápido e eficiente aos seus usuários

Na hora de escolher uma hospedagem para site, espera-se que ela seja boa o suficiente para manter os problemas longe, como falhas e quedas.

No entanto, assim como em qualquer outro serviço dentro da web, as dificuldades podem surgir. Sendo assim, é muito importante ter um parceiro para ajudar a solucionar a situação de maneira rápida e permanente. 

Nesse cenário, o suporte ao cliente é um ponto muito importante na hora de escolher entre hospedagem Windows ou Linux. Através dele torna-se muito mais fácil tirar todas as dúvidas que surgirem desde o processo de criação do site, bem como possíveis problemas em seu desenvolvimento e manutenção. 

Suporte Linux

Como o Linux se trata de um sistema aberto no qual os usuários podem criar suas próprias colaborações para resolução de situações, é muito simples encontrar todo tipo de conteúdo sobre ele na internet. São fóruns, sites, vídeos e blogs totalmente dedicados a ajudar os usuários a fazer o melhor uso possível do software e da hospedagem. 

No entanto, é preciso dizer que não há uma grande contribuição da plataforma em relação à organização desse material. Ou seja, existe muito conteúdo a disposição, mas muitas vezes para encontrar a resposta desejada é preciso garimpar por horas dentro de sites e blogs, pois não há um canal oficial de auxílio do Linux. 

Suporte Windows

Já dentro do Windows a situação é bem diferente. A Microsoft tem se mostrado ao longo dos anos uma ótima agregadora de conteúdo, criando ambientes cheios de informações para seus usuários que precisam de suporte rápido e eficiente.

Mesmo que não existam tantas pessoas criando novos materiais sobre o sistema, a própria empresa faz questão de elaborar novos materiais para ajudar seus clientes.

Com isso, caso o cliente seja proprietário de uma licença Windows, ele conta com o apoio direto da Microsoft, além de uma rede completa de fóruns com perguntas e respostas rápidas para solucionar as principais questões sobre a hospedagem.

Segurança de hospedagem Windows ou Linux

Tendo em vista que a hospedagem existe para ajudar na transferência de dados do site, sua segurança com toda a certeza é um dos fatores mais importantes a serem considerados pelos usuários. 

Em linhas gerais, tanto o Windows quanto o Linux são empresas extremamente confiáveis e que costumam apresentar respostas bastante positivas em relação aos cuidados com as informações de seus usuários. Sendo assim, em ambas pode-se ficar tranquilo contra invasões em seu ambiente online. 

No entanto, é preciso ressaltar também que o Linux, por ser um sistema operacional derivado do Unix, tem uma forte segurança já por padrão. Nesse cenário, um invasor conseguir infiltrar e executar um vírus para prejudicar os usuários é quase impossível. 

Já no Windows não há uma garantia tão grande para manter os possíveis invasores longe. Sendo assim, pode se fazer necessário contratar planos de segurança a parte para garantir que o site estará totalmente protegido de hackers e pessoas mal intencionadas. 

E se a hospedagem contratada não for compatível com o site?

Como citamos anteriormente, algumas linguagens de programação não são compatíveis com a hospedagem Windows ou Linux. Sendo assim, é preciso ficar bem atento para contratar uma hospedagem que permita que o site permaneça no ar de maneira sólida e segura. 

No entanto, não é cena incomum que usuários contratem um plano de hospedagem e apenas posteriormente percebam que ele não comporta seu site já criado. Caso isso aconteça, não é necessário se preocupar, pois uma medida simples pode resolver a situação. 

Em primeiro lugar é muito importante fazer um backup completo de toda a estrutura do ambiente online, desde o banco de dados até os emails e arquivos. Desse modo, não há o risco de perder os recursos já instalados e os serviços realizados até então. Depois, basta fazer o cancelamento do plano já comprado, trocando para outra hospedagem. 

É muito importante ressaltar também que não é possível fazer uso de duas hospedagens para um mesmo domínio. Portanto, em algum momento será preciso decidir entre a hospedagem Windows ou Linux.

Com todas essas informações, fica evidente que não há uma resposta clara para a melhor hospedagem entre Windows ou Linux. Cada um dos sistemas possui pontos fortes e fracos, os quais têm um peso maior de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. 

E aí, já tem uma resposta sobre qual hospedagem você vai escolher para o seu ambiente online? Se você deseja continuar acompanhando os melhores conteúdos sobre tecnologia e empreendedorismo, conheça o nosso blog! Aqui sempre postamos materiais completos para você tornar o seu site um verdadeiro case de sucesso na internet!

*Condições no site