Qual o melhor sistema operacional para servidores?

Melhor Sistema Operacional para servidores

Quer saber qual o melhor sistema operacional para servidores? Está com dúvidas em qual contratar? Então, não perca esse artigo! Nele detalharemos tudo sobre os mais famosos sistemas operacionais do mercado e você vai descobrir qual o melhor para você.

Primeiramente, é importante explicarmos aos mais leigos do que se trata cada um dos conceitos abordados em nosso título.

Assim, o sistema operacional é uma seleção de programas que inicializam e deixa operante o hardware do nosso computador.

Dessa forma, é possível que interajam com a máquina mesmo sem ser necessário usar longos algoritmos ou códigos.

De antemão é bom que você saiba que existem alguns sistemas operacionais e o melhor sistema operacional para servidores possui características de destaque. Pronto para começar?

Melhor Sistema Operacional para servidores
Sistema operacional para servidores: qual o melhor?

Quais são os principais sistemas operacionais para servidores?

No artigo de hoje vamos falar sobre as principais características dos maiores sistemas operacionais, seja para uso doméstico ou empresarial. Ou até mesmo para programadores. Vamos a eles:

Windows

O Windows é um sistema operacional da Microsoft, sinônimo de liderança e popularidade mundial.

Nesse sentido, desde o seu aparecimento em meados dos anos 90, domina este mercado e cresce mais a cada dia.

Aliás, a grande expansão de um dos melhores sistemas operacionais para servidor, ocorreu com as versões do Windows XP e do Windows 7 – Seven.

Ambos os sistemas, venderam milhões de licença mundo afora. E isso não ocorreu ao acaso.

Melhor Sistema Operacional para servidores
Sistema operacional para servidores: Windows

O Windows é o sistema operacional mais usado pelo grande público. Há inclusive estimativas que a cada 10 pessoas 9 já utilizaram ou utilizam alguma versão do Windows.

Contudo, a baixa aceitação de seus sistemas lançados por último como o Windows 8 e 10, deixam no ar o que será do futuro desse sistema operacional.

Afinal, a tecnologia não para, e hoje, temos sistemas muito bons e com preços mais em conta para a aquisição.

Linux

O Linux é indicado por muitos especialistas na área de informática e isso tem bons motivos.

Ainda mais pelo fato de o Linux não ser apenas um sistema operacional. É isso mesmo! O Linux é um kernel e nós vamos explicar tudo em detalhes agora:

Um kernel se trata da parte mais importante de um sistema operacional. Assim, o Linux é um kernel que tem seu código-fonte aberto, ou seja, disponível para melhorias.

Dessa forma, graças a criação de Linus Torvalds, o Linux tem evoluído ao longo do tempo, com o auxílio voluntário de inúmeros desenvolvedores.

sistema operacional para hospedagem de site linux
Sistema operacional para servidores: Linux

Devido aos fatos acima expostos, o Linux está no top 3 de melhor sistema operacional para servidores.

Afinal ele atende, fundamentalmente, a quase todos os tipos de demandas e exigências do mercado.

Ademais, existem diferentes tipos de servidores. Saiba mais nesse artigo sobre o conceito de servidor gerenciado.

Resumidamente, desde estudantes a empresários, o Linux visa atender a todos os públicos e é compatível com todos os perfis de clientes.

MAC OS

O MAC OS é um sistema operacional criado pela Apple e vem instalado em seus computadores Mac.

Assim como é utilizado por usuários em casa, pode ser usufruído por profissionais freelancers, autônomos e até para uso pessoal.

Aliás, muitos editores de imagens, vídeos e designers gráficos elogiam e consideram o MAC OS o melhor sistema operacional para servidores.

Nesse sentido, é importante que você tenha um site profissional nacional ou mesmo um site internacional e que passe credibilidade ao cliente. Veja tudo sobre isso em nossos artigos anteriores.

sistema operacional para servidores mac os
Sistema operacional para servidores: MAC OS

Diferença ente o MAC OS e Linux

Um aspecto divergente entre o MAC OS e o Linux, por exemplo, é que os produtos desenvolvidos pela Apple possuem agregação apenas com outros produtos da mesma empresa.

Dessa forma, existem muitas restrições aos usuários que não têm outros itens da mesma fabricante.

Contudo, precisamos salientar que isso é muito vantajoso aos usuários assíduos da marca.

Afinal, existe uma grande variedade de aplicativos e outros serviços exclusivos e associação direta entre o computador e o iPhone.

Além disso, os clientes da Apple contam com grandes investimentos em segurança e excelente suporte no que tange às atualizações.

Nesse sentido, para pessoas que desejam métodos exclusivos, ótimas experiências e alta performance em aspectos gráficos.

Entretanto, gostaríamos de ressaltar que os produtos da Apple possuem custos normalmente, acima da média comercializada no país.

Como resultado, a aquisição de seus produtos e seus “upgrades” necessários, envolvem um gasto mais alto que em outros sistemas operacionais para servidores.

Anteriormente, falamos sobre o servidor gerenciado. Temos outros servidores como o servidor VPS x Servidor Dedicado. Se inteire mais sobre o assunto agora mesmo.

Afinal, qual o melhor sistema operacional para servidores?

Sem mais delongas, vamos expor nossa opinião sobre qual o melhor sistema operacional para servidores e porquê acreditamos em tal fato.

Após citarmos as características dos maiores sistemas operacionais, acreditamos que o melhor deles é o Linux.

De acordo com a história de sua criação e com os rumos que o seu desenvolvimento se deu, ele é sem dúvidas muito vantajoso e possui o melhor custo-benefício do mercado!

Porém, algumas pessoas afirmam que os especialistas em informática defendem seu uso por um único motivo: a gratuidade.

Em contrapartida, é possível falar de outros fatores que favorecem o sucesso desse sistema operacional, além do custo zero ele possui um software open source.

Assim como foi criado, ele pode ser modificado de acordo com as capacidades e necessidades de um programador.

Em síntese, o Linux pode ser adaptado de acordo com as suas demandas, necessidades e desejos. E isso vale tanto para o uso doméstico, como para o uso empresarial.

Melhor sistema operacional para servidores – usos específicos

Algumas pessoas, seja devido à profissão que exercem, seja por hobby, precisam de máquinas e funções diferenciadas.

Abaixo, vamos falar sobre três necessidades específicas para alguns indivíduos.

Citaremos detalhes sobre como ter um sistema operacional para servidores com ênfase em: redes e sistemas, uso para jogos e as melhores soluções para grandes empresas e corporações, confiram:

Melhor sistema operacional para servidores: Redes e Sistemas

Empresas de criação de redes e sistemas visam a utilização de um sistema operacional seguro e que propicie um local de programação a fim de desenvolver novas funções e aplicações.

Dessa forma, estas empresas e inúmeros programadores utilizam alguma versão do Linux.

Afinal, este é um sistema operacional para servidores que não possui erros incompreensíveis. Além disso, o Linux é muitas vezes, otimizado justamente para este tipo de trabalho.

Melhor sistema operacional para servidores de jogos

Aos games de plantão, precisamos destacar que o Windows possui disparada vantagem em relação aos demais sistemas operacionais do mercado.

Contudo, isso não se deve precisamente à sua performance ou desempenho. Mas sim com a sua compatibilidade em todos os jogos disponíveis no mercado.

sistema operacional para servidores jogos
Sistema operacional para servidores: jogos

Além disso, há emuladores criados para o Windows. Em conclusão, caso você seja um gamer, tenha uma versão do Windows no seu computador.

Ah! Vale ressaltar que o Windows 10 é o melhor sistema operacional no que se refere à jogos, combinado?

Melhor sistema operacional para servidores: grandes empresas e corporações

A Microsoft oferece soluções para grandes empresas e sistemas corporativos.

Estas soluções consistem em categorias classificadas como “Profissional”. Isso vem a ser pacotes mais íntegros e completos das versões do Windows.

Entretanto, um aspecto negativo dessas licenças é o preço de aquisição delas. Afinal, são bastante caras e de acordo com o porte e lucros da empresa, é inviável realizar tal investimento.

Aliás, por falar em empresas e corporações, um ponto fundamental se trata dos e-mails trocados em equipe. Falamos mais detalhadamente sobre isso em outra matéria, não deixe de conferir.

Após obter as informações sobre sistemas operacionais e suas principais características, esperamos que você possa fazer a escolha ideal para o seu uso pessoal ou para a sua empresa.

Além desse artigo sobre o melhor sistema operacional para servidores, sempre oferecemos em nosso blog as melhores informações sobre empreendedorismo e tecnologia. Conte sempre com a nossa equipe!

*Condições no site