Servidor VPS ou Cloud Hosting: Entenda as diferenças

Servidor VPS ou Cloud Hosting

Você sabia que uma boa hospedagem é essencial para um negócio ou projeto digital? Imagine que a sua empresa está prestes a fechar um excelente negócio, mas esse processo não pôde ser realizado porque o seu site ficou fora do ar. Já pensou a dor de cabeça?

Neste artigo vamos falar sobre isso, mais especificamente sobre as duas melhores hospedagens da atualidade, o Virtual Private Server (VPS), que traduzindo do inglês significa Servidor Virtual Privado e o Cloud Hosting – computação em nuvem.

Ao final do artigo você será capaz de diferenciar o VPS e o Cloud Hosting e saber o melhor de cada para fazer uma boa escolha.

O que é VPS Hosting

Virtual Private Server (VPS) ou Servidor Privado Virtual é um servidor físico em compartimentos. Várias seções compõem o servidor, e cada uma delas pertence a um cliente (como na hospedagem compartilhada). Além de atuar como um servidor independente, o VPS também executa a própria instância do sistema operacional.

Você também pode ter acesso root (se tornar super usuário ou administrador do sistema), mas nesse caso terá que se inscrever para a VPS não gerenciada – o controle total do site será seu. Há, ainda, a opção de atribuir toda a manutenção para o provedor de hospedagem através da VPS gerenciada.

O servidor VPS, também chamado de hospedagem VPS, é uma alternativa bastante popular para sites que recebem um número elevado de tráfego e é uma ótima alternativa a hospedagem dedicada.

O que é Cloud Hosting

Mais conhecida como computação em nuvem, o Cloud Hosting proporciona a você uma extensa rede de vários servidores conectados por software, em nuvem. Basicamente não há risco, pois se por alguma razão algum deles falhar outro irá substituí-lo imediatamente, sem deixar o seu site ou aplicação inativa.

A segurança que a hospedagem em nuvem proporciona é o motivo de tamanha migração de usuários, consequência disso é a sua popularidade, que apesar de nova, é maior que o VPS.

O servidor cloud utiliza a arquitetura de computação em nuvem para manter seu site online com uptime superior a 99,999% (praticamente sem interrupções). É o tipo de hospedagem mais confiável do mercado.

Principais diferenças entre o VPS e o Cloud Hosting

Vamos agora falar sobre as principais diferença entre as duas maneiras de hospedagem, dessa maneira será possível você definir qual é o mais adequado para o seu site. Nós vamos abordar os quesitos como personalização, escalabilidade, desempenho e custo.

Como acontece a personalização do VPS e do Cloud Hosting?

É possível personalizar completamente o seu site ou aplicativo na hospedagem VPS. O acesso root, como mencionamos ao definir a VPS, fornece o acesso total ao cliente em hospedagem não gerenciada – sendo possível modificar configurações técnicas sem limites.

A execução do site será feita em uma instância individual do sistema, e o servidor inteiro com execução no mesmo sistema. As opções de sistema operacional são Linux e Windows, geralmente – feitas no ato de contratação da hospedagem.

A distribuição da hospedagem na nuvem garante uma boa operação, apesar de ter certas limitações em relação à personalização. Não há, no Cloud Hosting, a opção de acesso root, e por isso a personalização se torna mais restrita. Windows e Linux são normalmente as opções disponíveis na hospedagem, mas também é possível optar por MacOs, se houver disponibilidade.

Qual é tipo de hospedagem mais escalável, VPS ou Cloud Hosting?

A escalabilidade, capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho, é discutível entre as duas formas de hospedagem. Apesar da hospedagem em nuvem oferecer uma certa restrição quanto à personalização, o risco de períodos de intervalos é muito menor, já que existem várias opções prontas para entrar em ação se alguma falhar. A hospedagem em nuvem tem armazenamento ilimitado, largura de banda e processamento para o site – com a segurança permanecer sempre online.

A escalabilidade do VPS é mais limitada. Os servidores são físicos, lembra? Não há uma garantia de funcionamento como na hospedagem em nuvem, e por isso existe uma quantidade de recursos fixa. Para expandir é necessário migrar para novos planos que garantam mais segurança.

Qual é o tipo de hospedagem com o nível de desempenho melhor?

Tanto o VPS quanto o Cloud Hosting possuem o potencial de um excelente desempenho para um site ou app. Mas, por conta da possibilidade de inatividade, o VPS pode não ser uma alternativa tão eficaz quanto a hospedagem em nuvem.

O desempenho da hospedagem em nuvem se torna superior porque proporciona uma maior segurança. Se você optar por ela saberá que mesmo que aconteça um crescimento astronômico do seu site ou app em pouco tempo, ele permanecerá no ar. O fluxo de tráfego intenso não será um problema no Cloud Hosting.

VPS é mais caro do que o Cloud Hosting, ou é ao contrário?

O custo é um dos principais fatores determinantes na hora da escolha de um tipo de hospedagem ou outra. Os planos de hospedagem VPS são mais acessíveis que os de hospedagem em nuvem. Mas o que é preciso levar em consideração aqui é também o custo-benefício, pois apesar de o VPS ser mais acessível que a hospedagem em nuvem, não é tão seguro. 

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a diferença entre Cloud Hosting e Virtual Private Server (VPS). Conhecer os dois tipos de hospedagem e suas características é importante para a escolha da melhor hospedagem de sites para seu aplicativo ou site.

É de extrema importância conhecer o que cada um desses tipos de hospedagem de site tem a oferecer para poder extrair o máximo de desempenho e disponibilidade da sua aplicação.

No geral as pessoas acabam contratando o serviço de hospedagem VPS por ser muito mais em conta que uma hospedagem Cloud. Porém, em alguns cenários a hospedagem cloud é a melhor alternativa.

*Condições no site