Site Kit do Google: conheça esse plugin WordPress

Site Kit do Google

Se o processo de criação de um site já não é uma tarefa fácil e nem barata, o acompanhamento de resultados pode ser ainda mais moroso e complicado. Afinal, fazer com que o ambiente online saia do zero e comece a ganhar público exige muita dedicação e planejamento. Além da aplicação das mais variadas técnicas e principalmente uma análise completa de todos os fatores de engajamento, para isso, utilizar o Site Kit do Google é essencial!

O Google está sempre trabalhando para criar novas ferramentas e auxiliar os seus parceiros em seus projetos. Uma das mais recentes é o Site Kit do Google, um aliado para quem deseja saber todos os detalhes sobre o crescimento de sua plataforma. 

Sabendo o quanto essa ferramenta pode te ajudar com seu projeto, criamos aqui um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o que é e como utilizar o Site Kit do Google. Desse modo, poderá fazer uso dessa super função e trazê-la para o dia a dia de seu ambiente online. Continue acompanhando e descubra tudo sobre esse plugin!

Site Kit do Google: o que é?

Quem tem um site com toda a certeza já está familiarizado com o uso de vários recursos criados pelo Google, como o Analytics, o Domains e o G Suite.

Afinal, eles são parte essencial do acompanhamento do ambiente e exibem respostas que podem ser bem úteis para a criação de novas estratégias de crescimento e para a montagem de técnicas para a atração de novos visitantes.

No entanto, o fato de que todos esses recursos precisam ser buscados separadamente e em diferentes locais os tornam pouco práticos. Afinal, em tempos de internet, a principal busca do usuário é por agilidade em seus processos e pela praticidade em suas ações.

Foi com base em tudo isso que o Google criou o Site Kit do Google, um plugin para WordPress voltado para facilitar a usabilidade de vários de seus recursos. Ele é totalmente gratuito e fornece informações importantíssimas sobre a atual situação do ambiente online, o seu crescimento nos últimos dias e principais horários de fluxo de usuários online. 

Nesse sentido, o Site Kit do Google vem para auxiliar os usuários a criar uma rotina de acompanhamento mais constante de suas plataformas, sempre com base em dados reais.

Através dele é possível entender mais sobre o momento do site, bem como criar novas perspectivas e planos estratégicos para os próximos meses.

Principais recursos do Site Kit do Google

Com o Site Kit do Google fazer o seu site crescer nunca foi tão fácil e rápido

Como citamos anteriormente, em linhas gerais o Site Kit do Google reúne as principais ferramentas para sites que a empresa possui e as coloca dentro do painel de administração do WordPress.

Ou seja, o local de controle e administração do site se torna muito mais completo, tendo em vista os diversos recursos e suportes que o Google oferece e o melhor, tudo isso de forma gratuita.

Dentre os principais programas de acompanhamento que o Site Kit do Google possui, estão os seguintes:

AdSense

Quem usa seu blog ou site com fins profissionais com toda a certeza já ouviu falar do AdSense. Afinal, ele é uma das principais ferramentas para monetizar o ambiente online, ou seja, fazê-lo render dinheiro. 

O AdSense permite que o usuário realize uma espécie de aluguel de seu site para outras empresas colocarem anúncios.

Dentro da ferramenta o usuário pode acompanhar quantas pessoas viram a peça publicitária publicada, quantos cliques gerou e até mesmo o engajamento de seus acessantes com ela. 

Nesse cenário, se torna muito mais simples construir um portfólio com os resultados gerados e apresentá-lo para novos parceiros, de modo a conseguir um público anunciante cada vez maior e monetizar o seu site.

Google Analytics

Uma das plataformas mais utilizadas pelos criadores de conteúdo ao redor do mundo. O Google Analytics permite que o usuário conheça e entenda absolutamente tudo sobre o tráfego do seu site.

Informações como quantidade de visitas, principais ações delas e horários de maior fluxo são facilmente encontradas dentro dessa ferramenta. 

Além disso, o Google Analytics também fornece dados sobre o tipo de público que tem visto o ambiente online, sua idade, interesses e perfil pessoal. 

Desse modo, o criador pode elaborador novos conteúdos pensando em atingir e agradar esse público alvo, o que é bem bacana para aumentar o número de acessos no site e, consequentemente, o lucro dele.

Search Console

O Search Console, por sua vez, é a ferramenta ideal para os usuários que desejam focar no crescimento orgânico de seu site. Ele mostra como está a posição de ranqueamento do ambiente online dentro das pesquisas do buscador, ou seja, mensurar seu nível de visibilidade dentro da plataforma. 

Nesse sentido, esse serviço do site Kit do Google é bem bacana para quem deseja focar em técnicas SEO em seus conteúdos. Através dela pode-se medir a efetividade dos artigos e demais materiais criados, bem como entender o que pode ajudar o site a crescer cada vez mais.

PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights talvez seja uma das ferramentas mais técnicas dentro do Site Kit do Google. Ele trata diretamente sobre o desempenho do site, o tempo de carregamento de suas páginas e demais fatores envolvidos em áreas como hospedagem e domínio

Além disso, uma parte bem bacana do PageSpeed é que ele fornece sugestões para melhoria de desempenho do ambiente online.

Ou seja, além de constatar quais são os principais problemas do site, oferece também soluções viáveis para resolvê-los, melhorando ainda mais a experiência do usuário dentro do seu site e também o SEO dos seus conteúdos.

Quem pode utilizar o Site Kit do Google?

O Site Kit do Google é perfeito para você que quer fazer o seu site crescer organicamente

Como você pode perceber, o principal objetivo do Site Kit do Google é, de fato, melhorar a experiência de administração de ambientes onlines, focando principalmente em quem trabalha com o WordPress. 

Sabendo disso, todos que fazem uso dessa ferramenta de criação podem aproveitar também os benefícios que o Site Kit do Google tem para oferecer. Ou seja, donos e gestores de sites podem colher bons frutos dos serviços de análise e acompanhamento de plataformas. 

Além disso, agências e desenvolvedores também podem achar bem úteis as funções oferecidas pelo Kit do Google.

No entanto, é necessário ficar atento ao fato de que a plataforma limita a exibição de informações apenas para perfis de administradores.

Sendo assim, apenas pessoas selecionadas e que possuam acesso ao painel de controle do WordPress podem realizar o acompanhamento do site.

É importante ressaltar que desenvolvedores de plugins e de temas também podem fazer uso de alguns dos recursos oferecidos no Site Kit do Google. Afinal, vários dos serviços carregados podem ser servidos também em plataformas terceirizadas, através de integrações.

Vantagens de contar o Site Kit do Google

Como você pode perceber, o site Kit do Google é uma ferramenta que tem como principal proposta oferecer praticidade aos seus usuários.

Através dela pode-se ter todas as informações que se deseja sobre o ambiente online dentro do mesmo painel de controle, o que torna a visualização das estatísticas e dados muito mais rápida. 

No entanto, essa não é a única vantagem que contar com o Site Kit do Google pode oferecer. O usuário que o instala em seu painel do WordPress conta com muitos outros benefícios, os quais podem fazer bastante diferença na trajetória do site dentro da internet. Confira alguns deles! 

Maiores possibilidades de monetização 

Quem disser que criou um site sem o objetivo de ganhar dinheiro com ele de alguma forma com toda a certeza está mentindo.

Seja de maneira direta ou indireta, é comum que o site funcione como um meio para obter aquela renda extra que todos desejamos. No entanto, dentro da internet nem sempre é fácil atingir uma monetização concreta. 

Com o Site Kit do Google se torna muito mais simples ganhar dinheiro com o ambiente online, tendo em vista que a plataforma oferecerá diversas informações sobre o fluxo de visitas e preferências delas.

Sendo assim, se torna muito mais simples entender quem é o público principal do ambiente, o que ele deseja, oferecer o que ele está precisando e, então, concluir a venda da forma desejada. 

Além disso, vale ressaltar mais uma vez o apoio do AdSense, uma ferramenta essencial para a venda de espaço e obtenção de ganhos com anúncios.

Com um uso bem feito dele, o site pode se tornar uma verdadeira vitrine para anunciantes, os quais disputarão as páginas de anúncio e proporcionarão uma boa renda ao ambiente online, além de atrair cada vez mais público para o seu site.

Maior facilidade na criação de estratégias de crescimento 

Fazer um site crescer com toda a certeza não é uma tarefa fácil, principalmente quando o objetivo é obter público de maneira orgânica, sem nenhum tipo de investimento além dos relacionados às etapas de criação.

Esse tipo de desenvolvimento e alcance é o mais saudável para o futuro do ambiente, mas o que possui um dos trabalhos mais árduos.

Nesse sentido, os dados fornecidos pelo Site Kit do Google podem ser de grande valia para esse objetivo. Afinal, eles demonstram de maneira exata e através de dados estatísticos como foi a performance do ambiente nos últimos dias, semanas e meses.

Com esse panorama se torna muito mais simples elaborar estratégias para os próximos passos do site, bem como traçar planos para atingir maior público.

Depois de aplicado o novo planejamento, a plataforma também fornece a opção de acompanhar os resultados, melhorando ainda mais a assertividade das próximas ações. 

Recebimento de sugestões para melhoria 

Quem não possui experiência com administração de sites e ambientes online pode enfrentar certa dificuldade na elaboração de ações para melhoria e crescimento o engajamento com o público.

Nesse sentido, muitos realizam a contratação de empresas terceirizadas, como agências de publicidade. 

Porém, obviamente esse tipo de projeto possui um custo bem alto. Já com o Site Kit do Google é possível receber sugestões diretamente da plataforma, a qual, evidentemente, sabe exatamente o que funciona e faz sentido em seus mecanismos. 

E o melhor de tudo: totalmente gratuito, sem nenhum custo a mais para o usuário. Desse modo, em pouco tempo se torna possível recuperar o investimento realizado na criação do site e começar a obter bons números lucrativos com o ambiente. 

Site Kit do Google: como instalar no WordPress

Agora que você já sabe o que é, como funciona e as principais vantagens de contar com o Site Kit do Google no acompanhamento do seu site, vale descobrir como integrá-lo com o seu painel de controle do WordPress.

Desse modo, pode começar a utilizá-lo quanto antes, bem como aproveitar seus benefícios. Confira!

Passo 1: Acesse o painel de controle do WordPress

Para fazer a instalação do site Kit do Google o usuário pode optar por diversos caminhos diferentes. Porém, o mais simples é diretamente do painel de controle do WordPress, onde é possível encontrar, baixar e integrar o plugin com a plataforma. 

Sendo assim, tenha em mãos seus dados de login e senha e abra o painel de controle do WordPress. Dentro dele, localize a opção “plugins”, que estará localizada no menu lateral esquerdo, mais na parte inferior da página. 

Passo 2: Localize o Site Kit do Google

Ao selecionar a aba “plugins”, você verá a opção “adicionar novo”. Ao localizá-la, dê um clique e, na aba de pesquisa que será liberada em seguida, procure por “site kit”.

O plugin que se está procurando será o primeiro da lista, sendo assim, basta clicar nele e logo em seguida em “instalar agora”. Depois da instalação, basta clicar em “ativar”.

Passo 3: Realize a integração com as ferramentas do Google

Depois que o plugin já está instalado e ativado dentro do WordPress, para começar a fazer uso dele é essencial que seja realizada a integração com as demais ferramentas do Google. 

Para fazer isso, basta acessar o site Kit do Google, que estará no menu lateral. Logo após, selecione “settings”. Na próxima tela você será direcionado para uma terceira página, onde terá que fazer login com sua conta do Google.

Depois, é só preencher os dados solicitados, confirmar e a ferramenta já estará disponível para uso. Com todas essas dicas, com toda a certeza você já percebeu que o site Kit do Google pode ser um ótimo aliado para você e seu site.

Sendo assim, faça hoje mesmo a instalação do seu e comece a usufruir de todos esses super benefícios! E para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog e se torne um gigante do mercado!

*Condições no site