WooCommerce: O guia completo para criar uma loja virtual com o WordPress

WooCommerce: guia completo para criar loja virtual

WooCommerce é o plugin para criação de lojas virtuais mais popular do WordPress e também uma das formas mais utilizadas para criar um site de e-commerce em todo mundo. Com este fantástico plugin é possível criar uma loja virtual completa e vender seus produtos na internet através de um ambiente muito intuitivo e fácil de administrar.

Iniciar um negócio virtual e poder vender seus produtos é o sonho de muitos brasileiros, mas inúmeros desafios podem surgir e comprometer a experiência de criar um negócio de sucesso na internet. À primeira vista pode parecer algo muito complicado montar uma loja virtual, porém é importante não desistir.

Nesse artigo, falaremos sobre o WooCommerce, uma plataforma totalmente gratuita para criação em poucos minutos de sites de e-commerce, tudo isso de maneira simples, eficiente, e o melhor, sem qualquer burocracia ou custo. Ficou interessado? Então não deixe de conferir nada por aqui! Vamos te ajudar a montar uma loja virtual incrível com o WooCommerce.

O que é um site de E-commerce

E-commerce é abreviação em inglês de Eletronic Commerce, ou como chamamos aqui no Brasil, Comércio Eletrônico. E refere-se a qualquer tipo comércio que utilize dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares, para comercialização de produtos ou serviços.

Caso tenha comprado qualquer coisa pela internet, então você deve ter ouvido falar algo sobre e-commerce. Nesse contexto, a internet proporciona feitos realmente incríveis, facilitando o dia-a-dia das pessoas e conectando-as ao mundo inteiro.

Atualmente conseguimos fazer tudo pela internet, como conversar com um amigo que mora do outro lado do mundo ou comprar um presente de aniversário para uma pessoa da família. É nesse aspecto em que o comércio virtual vem ganhando força. A cada dia que passa, muitas pessoas estão optando por novas oportunidades, e criar uma loja virtual é uma delas.

Basicamente, podemos definir o e-commerce como um ambiente virtual destinado a venda de produtos, onde qualquer um pode ter uma loja virtual. Isso quer dizer que, o e-commerce é nada mais do que uma plataforma online, permitindo que qualquer comerciante anuncie e divulgue produtos por meio de um site ou loja virtual.

Em outras palavras, o usuário pode criar uma loja virtual, disponibilizar produtos e gerenciar seus pagamentos, tudo isso sem sair de casa. Para um visitante da sua loja virtual, basta ele clicar no produto desejado, comprar, e pagar, sem qualquer dor de cabeça. Isso parece bem interessante, não é mesmo?

Um e-commerce é uma loja virtual similar a uma loja física. Dessa forma, um e-commerce possui produtos, um endereço (que é o domínio), inúmeras opções de pagamento (como boleto, cartão de crédito, cartão de débito e etc.), e um espaço para acompanhar as suas entregas. Diante disso, podemos dizer que um e-commerce atua como um facilitador em ambas as partes, permitindo que você anuncie seus produtos online, e ao mesmo tempo, dando conforto ao cliente de sua loja virtual.

O que é o WooCommerce

woocommerce o que é

O WooCommerce é uma plataforma de código aberto para comércio virtual, desenvolvida para o WordPress e que pode ser instalada facilmente em forma de plugin.

O WooCommerce surgiu em 2008 a partir da ideia de 3 funcionários da Automattic (empresa responsável pelo WordPress) e hoje tem uma equipe de desenvolvimento multidisciplinar que conta com desenvolvedores, designers e marketing, tudo para tonar o WooCommerce cada vez melhor.

Para se ter uma ideia da popularidade, o WooCommerce é plataforma de comércio eletrônico usada por cerca de 21% das lojas virtuais de todo o mundo. E sendo a plataforma mais popular do mundo a responsabilidade é enorme, não é à toa que é auditado pela Sucuri, uma empresa especialista em segurança digital e uma das mais importantes do ramo.

É bom ressaltar que integração com o WordPress é excelente, o que torna possível criar um site completo e uma loja virtual no mesmo ambiente, tudo de forma simples e prática com o mesmo padrão do WordPress. Apesar de ser um plugin, ou seja, uma extensão que adiciona funcionalidades extras ao WordPress, o WooCommerce é bastante completo e não deixa a desejar quando o assunto é e-commerce.

Algumas características do WooCommerce:

  • É Open Source (o código é livre para todos que quiserem conhecê-lo);
  • Permite a incorporar um checkout completo em seu site;
  • Suporte a avaliações e reviews de produtos;
  • Permite a categorização e criação de filtros para buscas de produtos;
  • É possível fazer a integração com os Correios;
  • Produtos e imagens ilimitadas;
  • Aceita meios de pagamentos nacionais (boleto, cartões nacionais e etc.);
  • Oferece integração com o PagSeguro, PayPal e muitos outros;
  • Pode personalizar medidas, moeda e outras informações da sua loja;
  • Permite criar plugins customizados para adicionar novas funcionalidades;
  • Recursos de SEO bastante completos;
  • Extremamente seguro e confiável (auditado pela Sucuri);
  • É totalmente gratuito.

É importante ressaltar que alguns dos recursos e integrações citadas acima dependem da instalação de outros plugins que adicionam recursos extras ao WooCommerce.

Vantagens do WooCommerce

Como você pôde ver anteriormente, o WooCommerce possui várias características interessantes e é recheado de recursos importantes que auxiliam na criação e administração de uma loja virtual completa e dinâmica. Os motivos para utilizar o WordPress junto com este plugin são muitos, como veremos a seguir:

Fácil gerenciamento

A maior parte dos comerciantes não são especialistas em programação ou algo relacionado, eles querem ter seu próprio negócio online, sem precisar de terceiros para administrar essa parte. Diante disso, as pessoas acabam achando que criar uma loja virtual é realmente um pesadelo. Nesse quesito, o WooCommerce pode sanar esse problema, e fazendo isso de forma elegante.

Depois de instalado e completamente funcional, o WooCommerce se torna uma ferramenta com inúmeras qualidades, dentre elas está o fácil gerenciamento dos recursos. No WooCommerce, tudo é feito pelo painel de administração, adicionar um produto é algo muito simples, e gerenciar as suas vendas é mais simples ainda.

Portanto, caso queira um comércio virtual simples, fácil de manipular, então o WooCommerce é um candidato de peso para isso. E não, ele não é pesado, é muito leve por sinal, roda de forma rápida dentro do WordPress.

Controle total eficiente

Para os usuários, o maior desafio de um comércio virtual é controlar tudo, como cadastrar os produtos ou administrar as vendas. Nesse contexto, o WooCommerce possibilita um controle inteligente e eficiente de todos os recursos oferecidos, como por exemplo, adicionar novos plugins, gerenciar produtos, alterar ou cadastrar preços, selecionar formas de pagamento e verificar pedidos ainda não enviados.

O melhor disso tudo, todas as modificações podem ser feitas pelo painel de administração do WooCommerce, sem códigos complexos ou interfaces confusas.

Diversas opções de pagamento

Fornecer diferentes formas de pagamento podem tornar seu negócio mais flexível, e o melhor, os clientes vão ficar mais satisfeitos com isso. Sendo assim, o WooCommerce possui a opção de selecionar várias formas de pagamento para integrar a sua loja virtual. Bem legal, não é?

No WooCommerce, essa integração é muito simples, sem a necessidade de burocracias demoradas, e sem ter que contatar algum banco para isso. Esse é um dos principais pontos positivos da plataforma.

O WooCommerce oferece pagamentos em cartão de crédito, boleto, PagSeguro, PayPal, entre muitas outras opções. Além disso, qualquer opção não disponível nativamente pode ser feita por meio da instalação de plugins.

Diversas funcionalidades

Com o WooCommerce, podemos integrar vários outros plugins, permitindo uma infinidade de novas funcionalidades para a sua loja virtual. Nesse aspecto, o WooCommerce oferece integração com vários plugins de marketing digital, cupons de desconto, cálculo de fretes (correios e outros), gerenciador de compras, segurança de dados, entre muitas outras coisas. É uma loja Premium, porém totalmente gratuita.

Segurança

Em um comércio virtual não podemos esquecer da segurança de dados, sendo um dos itens essenciais, ainda mais quando se trata de transações bancárias online. Nesse ponto, WooCommerce é uma escolha realmente inteligente, pois oferece diferentes suportes de segurança da informação. Com base nisso, listamos algumas vantagens relacionadas à segurança de dados oferecidas por ele, são elas:

  • Auditado por uma empresa externa;
  • Integração com plugins de segurança;
  • Integração segura do gateway de pagamento;
  • Integração de certificados SSL (Secure Sockets Layer);
  • Atualizações frequentes para a correção de erros e vulnerabilidades.

Como instalar o WooCommerce

É muito fácil instalar o WooCommerce em seu site WordPress, para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Acesse o painel de administração do seu WordPress, navegar até o menu de Plugins > Adicionar Novo.

2. Procure pelo plugin “WooCommerce” na barra de pesquisa e depois clique no botão “Instalar”.

como instalar woocommerce

3. Imediatamente após a ativação do plugin você será levado a página de configuração do WooCommerce. Preencha todas as informações solicitadas na tela e depois clique em “Vamos lá”.

woocommerce assistente de instalacao

4. Nessa etapa, o WooCommerce deve exibir a página para configuração de pagamentos. Inclua os dados solicitados da sua conta do PayPal caso você deseja receber através desta empresa de pagamento. Fique tranquilo, caso deseje utilizar outras empresas (como a PagSeguro) basta fazer a configuração posteriormente. Clique novamente em “Continuar” para avançar para a próxima etapa.

configurar métodos de pagamento

5. Agora, uma tela relacionada a opções de envio deve aparecer no seu navegador. Não se esqueça de configurar os métodos de entrega e nem de adicionar as taxas de frete (que podem ser fixas ou gratuitas). Caso deseje adicionar plugin de cálculo de frente poderá fazer posteriormente.

woocommerce configurar entrega

6. O WooCommerce vai oferecer a instalação de alguns plugins e também do tema Storefront, que é um tema ótimo para lojas virtuais diga-se de passagem. Se quiser instalar algum destes plugins ou tema, basta deixar a opção correspondente marcada.

woocommerce instalar recursos adicionais

7. Para ter acesso a uma série de recursos, ferramentas, relatórios, controle de Spam e etc. você pode ativar o Jetpack em seu site. E caso não queira efetuar a instalação do mesmo basta clicar em “Pular esta etapa” exibido na parte inferior da tela.

woocommerce instalar jetpack

8. A instalação do WooCommerce chegou ao fim. Agora você pode escolher entre adicionar um novo produto, gerenciar as configurações e uma série de outras opções.

Todas as opções sobre a sua loja virtual podem ser encontradas do painel de administração do WooCommerce. Ela é bem fácil e prática, creio que não terá nenhum problema com isso.

Plugins mais populares para WooCommerce

Elaboramos uma lista com os plugins mais populares do WooCommerce e que são indispensáveis para quem está montando uma loja virtual. Apesar de muito completo, o WooCommerce requer a instalação de alguns plugins para deixar o seu site de e-commerce ainda mais completo e compatível com suas necessidades.

  • WooCommerce PagSeguro – indispensável para quem está montando uma loja virtual e deseja fazer a integração com a plataforma de processamento de pagamentos da UOL. Ele permite que os clientes finalizem a vendas por meio de redirecionamento (o usuário digita os dados de pagamento no site da PagSeguro), checkout transparente (a venda é fechada completamente em seu site) e lightbox;
  • WooCommerce Wirecard/Moip – permite a integração do WooCommerce com a plataforma de processamento de pagamentos Wirecard (antiga Moip), que oferece o pagamento via cartão de crédito, transferência bancária do banco Itaú e boleto bancário;
  • YITH WooCommerce Wishlist – adiciona o recurso de lista de desejos ao seu site de e-commerce e permite que o cliente faça o compartilhamento da mesma em redes sociais e etc. Recurso muito útil em caso de lista de casamentos ou lista de presentes;
  • WooCommerce Parcelas – exibe informações sobre parcelamento, com ou sem juros e desconto em caso de pagamento a vista. Além disso permite fazer a configuração individual de parcelamento em cada produto;
  • WooCommerce Correios – faz o cálculo do frete baseado na API disponibilizada pelos Correios, permite selecionar o método de entrega de acordo com a região do Brasil (por CEP) e também faz o autopreenchimento do endereço ao digitar o CEP de destino.

WooCommerce é realmente grátis?

A resposta é sim, o WooCommerce é realmente grátis, não precisa pagar nada para utilizá-lo! Mas atenção você precisa utilizar o WordPress hospedado em uma empresa de hospedagem de site. Não confunda com a hospedagem gratuita WordPress.com (está sim necessita pagar para utilizar o WooCommerce).

Quem contrata uma das melhores hospedagem de sites do nosso ranking pode instalar o WooCommerce normalmente, sem nenhum custo adicional. O único custo que existe é o do serviço de hospedagem, que armazena os arquivos do seu site e disponibiliza eles na internet. Mas o custo de uma hospedagem de site compartilhada normalmente não passa de R$ 20 reais por mês para uma loja virtual pequena ou média.

Hey, psiu! A HostGator está oferendo 45% de desconto na hospedagem de sites + DOMÍNIO GRÁTIS. Clique aqui para pagar apenas R$ 6,59 na hospedagem.

Obs: Estamos indicando a hospedagem que nós usamos aqui no site 🙂

Conclusão

Nesse artigo, discutimos sobre as principais vantagens de utilizar o WooCommerce, o plugin de e-commerce mais popular da internet.  Diante disso, é evidente a quantidade de benefícios que podemos extrair do WooCommerce. Com certeza, é uma das soluções mais fáceis e simples, até para os usuários que não são muito experientes na criação e gerenciamento de lojas virtuais.

Portanto, caso esteja pensando em uma alternativa para colocar seus produtos online, então o WooCommerce pode ser uma opção inteligente, modelada especialmente para você.

Agora é com você para montar uma loja virtual de sucesso e vender muito pela internet. Com as informações acima é possível criar uma loja virtual do zero e iniciar as vendas. Tudo que você precisa é de um serviço de hospedagem e do WordPress instalado no mesmo para utilizar o WooCommerce.