WordPress.com: Saiba tudo sobre o serviço de hospedagem

wordpress com saiba tudo

Que o WordPress é a plataforma de sites e blogs mais utilizada no mundo ninguém tem dúvidas, mas existe também um serviço de hospedagem de sites chamados WordPress.com, que permite criar um site WordPress facilmente em poucos cliques do mouse.

Nos dias de hoje, alavancar o seu negócio ou produto exige uma boa estratégia de marketing, nesse quesito, a divulgação é um dos itens essenciais para isso, seja micro ou grandes companhias. Nesse ponto, ter uma página virtual pode te ajudar nisso, especialmente para aproximar o seu público alvo do seu produto.

Criar e divulgar um site na Internet parece muito complicado, exigindo conhecimentos técnicos ou a contratação de terceiros. Embora muitos usuários ainda resistam a isso, a criação de sites pode ser mais simples ainda com o WordPress.com, um serviço que oferece plano gratuito, simples e prático.

Diante disso, nesse artigo, apresentaremos um pouco mais sobre o serviço WordPress.com, uma plataforma dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de sites, blogs ou lojas virtuais, contando com inúmeros recursos, tanto para os planos pagos quanto para os gratuitos. Ficou interessado nesse assunto? Então aqui é o lugar certo! Não deixe de conferir a leitura de hoje sobre o WordPress.com.

O que é o WordPress.com?

O WordPress.com é o serviço de hospedagem para sites, blogs e lojas virtuais construídos com o WordPress, projetado para oferecer um ambiente fácil e simples de administrar um site.

wordpress blue logo

A popularização do WordPress se deve a muitos fatos, principalmente na relação entre a simplicidade da plataforma e os recursos oferecidos. Realmente, o WordPress se tornou tão popular até entre as grandes empresas do ramo, que fornecem serviços em suas hospedagens ligadas com a plataforma WordPress. Nesse ponto, precisamos entender mais sobre o WordPress e os razões que levaram a plataforma a atingir altos níveis de satisfação e confiabilidade.

Basicamente, o WordPress pode ser resumido como criador avançado de sites, mas, na verdade, ele é bem mais do que isso. O WordPress foi inicialmente desenvolvido em 2003, com o intuito de ser algo bem prático para os usuários. Por ser uma plataforma totalmente gratuita e de código fonte livre, o WordPress acabou ganhando mais usuários e funções, visto que qualquer um pode ter acesso direto ao código-fonte e modificá-lo o quanto quiser, criando novas oportunidades e possibilidades sem igual.

Não podemos deixar de notar o quanto o WordPress é poderoso. Com isso, com a sua grande popularização, logo se criou o serviço WordPress.com, um serviço de hospedagem do próprio WordPress, permitindo a criação de páginas e até lojas virtuais sem precisar de uma hospedagem de terceiros para isso.

Assim, o WordPress.com oferece seus próprios serviços de hospedagem, além de contar com preços bem acessíveis para os planos com recursos Premium. Além disso, o WordPress.com também oferece planos gratuitos, caso você queira saber um pouco mais sobre a plataforma. Bem interessante, não? Realmente vale a pena experimentar!

Segundo o próprio WordPress.com, estima-se que em torno de 33% da internet utilizam a plataforma WordPress, e esse número tende a subir. Nesse ramo, muitas companhias famosas entraram nessa, como a CNN, IBM, NBC, New York Times, TED, Spotify, entre muitas outras. Mas por que será que a maior parte das pessoas está migrando para o WordPress? Nos tópicos a seguir vamos apresentar as principais vantagens sobre a plataforma que podem responder essa questão.

WordPress.com x WordPress.org

wordpress org vs wordpress com

Existe uma certa confusão visto que possuem o mesmo nome e são serviços diferentes. De forma resumida, o WordPress.com é um serviço de hospedagem, enquanto o WordPress.org é o serviço que disponibiliza o WordPress gratuitamente para ser baixado e instalado na melhor hospedagem de site de sua preferência.

Isso quer dizer que o WordPress.org oferece o código open source que permite instalar o WordPress em qualquer máquina ou servidor web. Muitas pessoas acabam confundindo o serviço de hospedagem com o WordPress em si.

É importante ressaltar que neste artigo trataremos do serviço de hospedagem WordPress.com, mas é absolutamente mais recomendado contratar um outro serviço de hospedagem e fazer instalação do WordPress.org, pois assim você tem autonomia total para instalar plugins, temas e personalizar o site do modo que entender melhor e com um custo bem menor.

O custo da hospedagem WordPress.com é bem elevado diga-se de passagem. Em comparação com a contratação de um serviço de hospedagem, o custo do WordPress.com é infinitamente maior.

Ao contratar uma das melhores hospedagens de sites do nosso ranking, além de mais autonomia, você tem acesso a serviços como contas de e-mail sem nenhum custo adicional e por um valor bem inferior ao do WordPress.com.

Facilidade de gerenciamento

wordpress com fácil gerenciamento

Como dissemos anteriormente, o WordPress.com é muito simples, possui uma interface amigável e rápida. Além disso, o WordPress.com permite a criação de blogs ou sites em poucos minutos, até mesmo para usuários que não tem nenhum conhecimento técnico sobre o assunto. Esse é um grande diferencial da plataforma que atrai cada dia mais pessoas, sem muito esforço, seu site estará online em questão de minutos, pronto para você postar as suas coisas.

No quesito sobre lojas virtuais, o WordPress.com é melhor ainda, pois você também pode adicionar todas as funcionalidades para o seu negócio utilizando o painel de controle, sem a necessidade de implementar códigos gigantescos ou de ler manuais extremamente complicados. Portanto, é possível publicar em seu blog sem contratar algum desenvolvedor para isso.

Temas totalmente personalizáveis

wordpress com temas grátis

O WordPress.com também se destaca quando o assunto é temas personalizados. O design final do seu site pode ficar perfeito com apenas alguns cliques, atraindo ainda mais visitantes e melhorando o conceito da sua empresa perante aos seus clientes.

Para garantir isso, o WordPress.com possui um acervo de temas, todos prontos para você, sem precisar desenvolver módulos ou contratar alguém para isso. Os temas são totalmente personalizáveis, com novas opções sempre que você quiser, e em qualquer lugar.

Além disso, também é possível importar seus próprios temas, mesmo que eles estejam fora da plataforma. Mas atenção, somente quem contrata o plano Negócios ou eCommerce pode enviar temas customizados.

Nesse ponto, o WordPress leva muita vantagem, pois permite que o usuário tenha a maior liberdade de escolha possível. No acervo do WordPress.com, existem mais de 100 temas gratuitos, totalmente personalizáveis, e ainda possui mais de 300 temas Premium, pagando um valor mínimo por isso.

Planos e preços do WordPress.com

Sejamos justos, o preço do WordPress.com é bem alto em relação a uma hospedagem de site comum que oferece muito mais autonomia e recursos para seu site. Na relação custo-benefício o WordPress.com deixa um pouco a desejar, visto que somente os planos mais caros oferecem mais autonomia para o usuário.

Além disso, é preciso colocar na ponta do lápis que o pagamento é em dólar, o que aumenta ainda mais o preço final do produto. E também tem a questão da flutuação cambial, o que torna incerto o valor do serviço ao final do mês.

Existe claro o plano gratuito do WordPress.com, que permite criar um site WordPress sem gastar nada, o que é bem interessante até para quem busca uma hospedagem de site grátis.

  • Plano Gratuito – plano sem custos nenhum, conta com até 3GB de espaço em disco, possui também uma lista de domínios gratuitos, porém ainda são bem limitados.
  • Plano Blogger – preço oficial de $ 3 por mês, conta com até 6GB de espaço em disco, domínio gratuito por um ano (para endereços com prefixo .blog), sem qualquer anúncio, e suporte por e-mail;
  • Plano Pessoal – preço oficial de $ 5 por mês, conta com até 6GB de espaço em disco, domínio gratuito por um ano (para todos os tipos de domínio oferecidos pela plataforma), sem qualquer anúncio, suporte por e-mail ou via chat;
  • Plano Premium – preço oficial de $ 8 por mês, conta com até 13GB de espaço em disco, domínio gratuito por um ano, temas Premium ilimitados, sem qualquer anúncio, permite a monetização de conteúdo (principalmente por meio do GoogleADSense), suporte por e-mail ou via chat;
  • Plano Negócios – preço oficial de $ 25 por mês, conta com espaço ilimitado em disco (verificar regras), domínio gratuito por um ano, temas Premium ilimitados, sem qualquer anúncio, permite a monetização de conteúdo, inclui ferramentas de SEO, integração com o Google Analytics, e suporte por e-mail ou via chat;
  • Plano Ecommerce – preço oficial de $ 45 por mês, conta com espaço ilimitado em disco (verificar regras), domínio gratuito por um ano, temas Premium ilimitados, sem qualquer anúncio, permite a monetização de conteúdo, inclui ferramentas de SEO, integração com o Google Analytics, ferramentas de marketing para Ecommerce, integração com transportadoras, produtos e serviços ilimitados, plugins de pagamento variados, e suporte por e-mail ou via chat.
Planos Gratuito Blogger Pessoal Premium Negócios eCommerce
Armazenamento 3 GB 6 GB 6 GB 13 GB Ilimitado Ilimitado
Personalização de design Básica Básica Avançada Avançada Avançada
Domínio personalizado
Domínio grátis por 1 Ano .blog
Suporte por e-mail e chat E-mail
Temas gratuitos
Temas premium
Sem anúncios do WordPress.com
Monetização do site
Ferramentas de SEO
Instalação de plugins
Google Analytics
Instalação de temas personalizados
Criação de Loja Virtual
Preço Grátis $ 3 $ 5 $ 8 $ 25 $ 45

Instalação de plugins para aumentar as possibilidades

wordpress com instalacao de plugins

Um dos pontos ainda mais relevantes do WordPress está na instalação de novas funcionalidades por meio de plugins. A partir do plano Negócios existe a possibilidade de utilizar o acervo de plugins do WordPress para dar mais oportunidades para o seu site, ou seja, novas outras ferramentas que permitem criar um ambiente muito melhor para você e os seus visitantes.

No plano gratuito são oferecidos alguns poucos plugins o que pode ser um fator limitador. Se você quer ter acesso ao repositório de plugins do WordPress precisa adquirir um plano pago da categoria “Sites empresariais e lojas virtuais”.

Um dos poucos plugins famosos inclusos no plano gratuito do WordPress.com é o JetPack. Infelizmente qualquer outro plugin além dele é preciso contratar um plano pago.

JetPack – um plugin que conta com um pacote de recursos de segurança para garantir a máxima proteção do seu blog ou site contra ameaças virtuais. Atualmente, o JetPack é tão famoso que já possui em torno de 5 milhões de instalações ativas, além de ter uma das melhores avaliações no ranking de satisfação do usuário. Além dos citados, o JetPack também possui recursos para proteger o seu site contra-ataques de força bruta (ou quebra de senhas) e possibilita a realização de backups automáticos;

Certificados SSL para garantir a sua segurança

certificado ssl

O Secure Socket Layer (ou apenas SSL) é um protocolo que permite a troca de informações de maneira segura entre o cliente e o servidor. No conceito de páginas na Web, o SSL é mais do que essencial para garantir total privacidade e segurança do usuário contra ameaças externas. Sendo assim, o SSL é uma das medidas de segurança mais adotadas para a proteção de sites, impedindo que dados bancários sejam capturados durante o processo de comunicação entre ambas as partes.

Com isso, temos uma notícia muito boa para você, o WordPress.com fornece certificados de segurança SSL a todos os sites criados pela plataforma, e o melhor, tudo isso é gratuito, sem a necessidade de se preocupar com configurações complicadas ou alterações futuras, o WordPress.com faz tudo por você.

Além dos certificados SSL, você também pode otimizar ainda mais a segurança do seu site. Para isso, o WordPress.com fornece uma gama de plugins em seu acervo dedicados diretamente a segurança da informação e, assim, garantir a proteção do seu site nos mais altos níveis de segurança.

Da lista de plugins relacionados à segurança da informação, separamos uma lista dos principais, são eles:

  • Wordfence Plugin – plugin responsável pela proteção de sites criados diretamente na plataforma WordPress.com, contando com um pacote de segurança avançado contra ameaças externas, como malwares, spams e IPs maliciosos. Além disso, possui recursos de detecção, permitindo a verificação de infecções virtuais em tempo real, medidas contra phishing e injeções de códigos maliciosos;
  • WP Security Audit Log –  um plugin dedicado exclusivamente a realizar autorias de segurança e, seu site. Sendo assim, o WP Security Audit Log guarda todos os logos de alterações no seu site, o que inclui a instalação ou desativação de plugins, adição ou remoção de postagens, entre outros. Com isso, o WP permite detectar comportamentos suspeitos relacionados a propagação de Spam dentro de suas postagens ou páginas. Atualmente, o WP Security Audit Log é tão famoso que já conta com mais de 90.000 instalações ativas, com nota de 4,7 (até 5 pontos) no ranking de satisfação do usuário;
  • Sucuri Plugin – esse é um dos mais famosos plugins da área de segurança da informação para a plataforma WordPress. O Sucuri Plugin possui recursos extremamente avançados para proteger o seu site, conta com ferramentas de monitoramento de ameaças (como spams, backdoors e malwares), verificação de DNS (útil para a verificação de ataques de phishing dentro do seu site), auditorias de segurança (permitindo analisar comportamentos suspeitos). Além de tais recursos, o Sucuri possui Firewall integrado (é opcional, pois se trata de um recurso direcionado aos planos Premium), fornecendo filtros de tráfego e defesas proativas contra ataques de negação de serviço (chamados de DDoS).

Lembrando que estes plugins somente podem ser instalados nos planos pagos. A hospedagem gratuita do WordPress não permite instalar plugins.

Versão mobile para edição em qualquer lugar

O WordPress.com também possui uma versão mobile. Nela, é possível acessar diretamente o site WordPress.com em um smartphone utilizando os mesmos recursos da versão Desktop. Sendo assim, na versão mobile, o WordPress.com funcional perfeitamente, de forma rápida, sem qualquer diferença com relação a versão Desktop, além de permitir editar postagens e publicar diretamente do seu celular pessoal.

Com isso, caso você utilize o seu smartphone para fazer de tudo, essa é uma ótima opção, principalmente para criar, gerenciar e acompanhar todas as interações dos visitantes. Além disso, o mais importante, você não precisa unicamente de um computador para isso, com apenas um clique você pode começar a fazer seus posts no blog.

Recursos extras no WordPress.com

Além de todos os recursos citados anteriormente, o WordPress.com possui inúmeras funções que talvez você ainda não conheça. Com base nisso, selecionamos uma lista de recursos do WordPress.com que podem ser interessantes para você, são eles:

  • WooCommerce – para o plano eCommerce (dedicado a e-commerce) no WordPress.com, esse é um dos plugins que não podem faltar no seu site. O WooCommerce permite a criação de uma loja virtual em poucos minutos, com todos os recursos de pagamento e com uma interface muito amigável. Além disso, WooCommerce é de código-aberto, permitindo que desenvolvedores editem e implementem novas funcionalidades;
  • Múltiplos usuários – da mesma forma que as páginas criadas no Facebook, o WordPress.com também trabalha com o conceito de multiusuários, permitindo adicionar contas para que outros o ajudem a administrar o seu site. Além disso, é possível definir atribuições, funções para cada uma das contas criadas, em diferentes níveis de controle;
  • Suporte para domínios personalizados – como em um serviço de hospedagem de sites, o WordPress.com também possibilita a criação de domínios personalizados, com exceção do plano gratuito. Sendo assim, todos os restantes dos planos possibilitam criar domínios personalizados gratuitamente por um período não superior a um ano;
  • Upload de conteúdo – o WordPress.com possui uma interface muito simples para upload de novos conteúdos, isso tudo pode ser feito de forma prática, sem muitas dores de cabeça. Assim, você pode enviar imagens, vídeos, documentos e criar novas postagens de qualquer lugar do mundo, em diferentes dispositivos;
  • Publicação de conteúdos para seu blog ou site – o WordPress.com conta com recursos próprios para edição e publicação de conteúdo, similarmente a um editor de texto online. Todas as publicações são salvas automaticamente, tudo isso para você não perder nada. Além disso, o WordPress.com possui recursos avançados para publicar conteúdos em seu blog, como agendamento de postagens e visualização prévia das suas publicações;
  • Solução Multisite – o WordPress.com também implementa uma solução do tipo Multisite, onde você pode administrar múltiplos sites utilizando uma mesma conta de usuário na plataforma WordPress. Esse recurso é muito eficaz, entregando maior flexibilidade no gerenciamento de sites, pois não é preciso mais criar inúmeras contas para gerenciar outras instâncias de seus sites dentro da plataforma WordPress.

Conclusão

Certamente, depois dessa leitura temos a certeza que você ficou realmente impressionado com os recursos oferecidos pelo WordPress.com, e o melhor, o acesso também é gratuito, sem pagar nada mais por isso. Para os que amam blogs, o WordPress.com fornece uma ótima experiência ao usuário, até para aqueles com experiência mínima no assunto, pois conta com recursos para edição e publicação de conteúdo.

O WordPress.com não exige que você tenha conhecimento prévio com desenvolvimento de websites, o que permite a instalação de novas funcionalidades qualquer momento, basta apenas você acessar o acervo de plugins do WordPress.com e pronto, está tudo pronto para você.

Embora o Wordpress.com tenha tantos recursos disponíveis nos planos pagos, sites mais completos podem sair um pouco caros se compararmos com outras plataformas de hospedagem. Mesmo assim, as vantagens oferecidas valem muito a pena, pois a simplicidade do WordPress.com é o que vem atraindo cada dia mais usuários. Assim, vale a pena conferir um pouco mais sobre a plataforma.

Mesmo com tantas opções para escolher, não podemos ignorar o WordPress.com, pois é uma plataforma muito viável e poderosa nesse meio. Esperamos que essa leitura tenha o ajudado a entender um pouco mais sobre o WordPress.com. Caso tenha se interessado, tente fazer um teste antes de contratar os planos Premium, crie uma conta gratuita e veja se realmente é a melhor opção para você. Temos certeza de que você não vai se arrepender de nada disso!