Domínio e Hospedagem: Conheça as diferenças

domínio e hospedagem o que e

Está pensando em criar o seu próprio site, mas ainda tem dúvidas do que é um domínio? Talvez você possa confundir com o termo hospedagem. Você sabe a diferença entre eles? Muitas pessoas não sabem por onde começar e as vezes acabam se confundindo nessa diferença, até porque essas palavras parecem significar a mesma coisa.

No cenário relacionado a sites, um domínio e uma hospedagem são termos essenciais e que você deve saber na ponta da língua do que se tratam. Quer saber mais? Nesse artigo preparamos tudo para você ficar por dentro desse assunto! Então vamos lá?

O que é um servidor de hospedagem?

Como o próprio nome já diz, um servidor de hospedagem pode ser definido como o seu espaço virtual para tornar dados acessíveis ao público. Formalmente, um servidor de hospedagem designa um serviço, ou melhor, um computador configurado para permitir o acesso de todos a sua página na Internet.

o que é servidor web web server

Os servidores de hospedagem são formados por um conjunto de servidores (ou máquinas) superpotentes, ligadas a uma rede de alta velocidade, permitindo o acesso rápido e ininterrupto do seu site. Resumidamente, um servidor de hospedagem cria um ambiente virtual que permite o acesso de outras pessoas utilizando links amigáveis ou apenas com uma busca no Google.

Um servidor de hospedagem pode ter diferentes tipos, sendo os mais comuns os compartilhados, VPS e dedicados. Servidores de hospedagem compartilhados são os mais básicos de todos. Para os VPS, podemos dizer que são Servidores de hospedagem para um usuários que buscam um melhor custo benefício para sites de demanda média. E finalmente, os dedicados são destinados a usuários ou empresas que buscam algo mais robusto, que necessitam de alto poder computacional para manter o site online.

Dessa forma, um servidor de hospedagem é oferecido por uma empresa de hospedagem, oferecendo os mais variados planos para o usuário hospedar o seu site na Internet. Além disso, os servidores de hospedagem são os equipamentos, que por baixo dos panos, são responsáveis por manter toda a estrutura do seu site online.

Os planos de hospedagem

Com base no que foi visto anteriormente, podemos entender um pouco sobre o que é uma hospedagem. Basicamente, a hospedagem é um serviço de armazenamento que compartilha os arquivos públicos para que as pessoas tenham acesso direto a sua página na Web.

No conceito de rede de servidores, a hospedagem funciona como um grande outdoor, localizado bem no centro da cidade. Com isso, é de responsabilidade única e exclusivamente da hospedagem, manter o “outdoor” e gerenciar como as pessoas ao redor podem vê-lo por aí. Diante disso, a hospedagem é uma ponte importante entre a sua página na Internet e as pessoas que irão acessa-la.

A hospedagem permite que qualquer pessoa coloque o seu site disponível para todos, pagando um preço bem acessível. Os planos de hospedagem podem variar, eles vão desde os mais básicos até os mais robustos. Além disso, algumas empresas também fornecem planos gratuitos ao usuário que não precisa de muitos recursos e que talvez tenha poucos acessos por dia.

Então, podemos definir um domínio como a estrutura de uma casa, onde as pessoas podem ter acesso se souberem o seu endereço, aqui é chamado de domínio. Uma hospedagem contém todos os dados do seu site, inclusive os arquivos relacionados as páginas do seu site, o que incluem os arquivos em HTML, CSS, imagens, etc.

Escolhendo uma hospedagem

Hoje em dia, não é muito difícil encontrar planos de hospedagem por aí. Mas, como se trata da infraestrutura que irá manter o seu site, é necessário pensar em uma ótima solução para isso. Ninguém aqui quer ficar na mão, com um site off-line a maior parte do tempo e sem qualquer suporte.

Para adquirir um bom plano de hospedagem, primeiro, verifique a sua demanda. Caso precise de um site simples, sem muitos acessos, talvez apenas uma página pessoal curricular, você pode tentar um plano mais básico. Mas, se o seu perfil for diferente, existem diversos planos, que podem ser pagos mensalmente ou anualmente.

Nesse aspecto, os planos de hospedagem podem variar conforme a quantidade de armazenamento necessária. Caso o seu site precise de mais espaço para guardar dados, procure por planos com mais espaço em disco. Além disso, as empresas de hospedagem também incluem contas de e-mail, dependendo do plano selecionado.

A maior parte dos planos também podem incluir um painel de administração, com o cPanel. Assim, o usuário possui uma interface gráfica de fácil gerenciamento para modificar seu site, verificar número de acessos e monitorar o tráfego, sem precisar ser um especialista no assunto.

As empresas também oferecem planos para múltiplos domínios, ou seja, um mesmo plano pode ter vários domínios e sites. Essa opção pode ser excelente para grandes empresas ou quem possui muitos sites, pois fornece mais espaço de armazenamento e uma quantidade maior de domínios.

Uma coisa interessante é que muitos serviços de hospedagem oferecem um layout pronto. Nesse aspecto, é possível criar um site do zero, sem a necessidade de saber algo sobre programação de websites. Todo o layout é configurável e personalizável na própria plataforma, sem códigos e com uma interface gráfica bem amigável.

Diante do que foi abordado, também listamos algumas das empresas que fornecem serviços de hospedagens. São hospedagens bastante confiáveis e que estão sempre na lista dos melhores do mundo.

  • HostGator – possui planos baratos e de ótimo desempenho, porém os servidores estão localizados nos Estados Unidos;
  • Hostinger – possui os preços mais acessíveis do mercado e também um criador de sites já incluso;
  • GoDaddy – possui uma variedade de planos para hospedagem de sites, além de domínios gratuitos;
  • UOL Host – possui credibilidade, confiabilidade e um excelente suporte.

O que é um domínio?

O domínio nada mais é do que um endereço que permite localizar o seu site dentro de uma hospedagem. É por meio desse endereço que podemos acessar as páginas relacionadas ao seu site. Dessa maneira, um domínio é um endereço único e exclusivo da sua página na web. Sem ele as pessoas não podem ver seu conteúdo e nem interagir com o seu blog.

o que é domínio e subdomínio

Em geral, contratar um domínio não é nada complicado. As próprias empresas de hospedagem oferecem domínios para seu site, que podem conter ser pagos ou gratuitos.

Na verdade, embora o seu domínio seja um nome amigável e fácil de ser lembrado, o seu site é apenas reconhecido pelo endereço de IP. No caso, para que existam nomes de domínio, existe um servidor específico para realizar a tradução do link que você digita na Web em IP (no IP site em que o acesso é solicitado).

O serviço de tradução de domínios é chamado DNS. Um servidor DNS é como um grande banco de dados, contendo o endereço do domínio e o endereço real dele (ou seja, o IP).

Como funciona o registro de domínios?

O registro de um domínio é feito diretamente pela entidade responsável pelo site, no caso, uma pessoa física, uma empresa ou organização. Um domínio pode ter entre 2 e 26 caracteres e precisa ser um nome fácil de ser lembrado. Assim, é aconselhável que você utilize um domínio que faça sentido e que tenha ligação com o seu negócio.

Um domínio também possui um ciclo de vida, ou seja, é necessário renová-lo anualmente. Com isso, após criar um domínio na Internet, não é possível modifica-lo, ou seja, escolha bem antes de efetuar o registro de um domínio porque esse valor não será reembolsado pela empresa registradora de domínios.

Além disso, não existe a possibilidade de criar um site profissional na Internet sem registrar um domínio e nem adquirir um plano de hospedagens. Cada plano de hospedagem pode variar muito, dependendo da necessidade do usuário, mas um domínio é mais do que essencial para identificar a sua página.

Quando um domínio expira por falta de renovação, ele pode ser registrado por outra pessoa. Nesse aspecto, os domínios são compostos por uma parte nominal e um domínio de nível superior, também chamado de TLD (são os nomes após os pontos, como .net,.org,.br). Sendo assim, um TLD pode ser dividida em dois tipos principais:

  • Domínios de nível superior genéricos (gTLD) – um gTLD representa os domínios mais genéricos, aqueles que não estão associados a nenhum país de origem. Como exemplo disso, podemos citar o .net, .com, .org, .info, .gov, .edu, entre outros;
  • Domínios de nível superior de código de país (ccTLD) – um ccTLD representa os domínios utilizados para representar algum país de origem ou uma localização em especial. Como exemplo disso, temos os endereços com .pt, .br, .ao, .uk, .st, .mz, entre outros.

Conclusão

Nesse artigo apresentamos detalhes importantes sobre a diferença entre domínios e hospedagens. Ambos caminham junto, para criar um site é necessário tanto possuir um domínio quanto uma melhores hospedagens. Quanto aos planos de hospedagem, muitas empresas oferecem esse serviço, cabe a você optar por qual se sente mais confortável em trabalhar. Os domínios também são essenciais, eles devem dar nome ao seu negócio e precisam ser simples.

Dessa forma, antes mesmo de criar um site, se atente a esses dois pontos. Existem muitas empresas que oferecem planos de hospedagem acessíveis, com ótimo custo-benefício. Se precisa atingir um determinado público-alvo, seu domínio (endereço do seu site) deve ligar-se com o assunto da sua página ou da sua empresa. Então, esperamos que tenha gostado de todos os assuntos aqui apresentados!

*Condições no site